fbpx

Nosso blog

Inspire-se nas nossas dicas para o seu filho!

Técnicas do Sono: Como fazer seu bebê dormir?

técnicas para ensinar bebê a dormir
 

Muitas mamães nos procuram para saber dicas, técnicas ou mesmo conhecer as experiências de outras mães que conseguem ter noites tranquilas de sono depois de terem filhos.

Por isso resolvemos fazer este post hoje.

Primeiramente quero lembrar aquele assunto muito “batido”, mas que é extremamente necessário quando falamos do sono das crianças: a rotina.

Mas afinal o que é rotina? Será que é simples seguir uma agenda com um bebê tão pequeno?

Você não precisa ser rígida, mas deve ser consistente, regular. Essa regularidade vai te ajudar inclusive a atender seu filho da forma correta. Uma variação de meia hora para mais, meia hora para menos na rotina como um todo pode acontecer e está tudo bem.

O dia do bebê precisa ser estruturado de forma que ele tenha horários aproximados para cochilos, alimentação e higiene. Para iniciar e terminar o dia também é importante manter essa consistência, porque dessa forma o relógio biológico do seu filho ficará regulado.

Um bom exemplo: se ele começar a chorar perto da hora de comer, você sabe que provavelmente ele estará com fome. De dormir a mesma coisa.

Fica mais fácil para entender o protesto, o choro do bebê.

Outro ponto muito importante é o ritual de sono.

O bebê deve saber que aquela é a hora de dormir.

Esse ritual pode começar depois do jantar. Um banho relaxante, uma massagem, a diminuição das luzes da casa, uma história ou uma música calma é o primeiro passo de uma noite tranquila. É importante que independentemente de quem coloque o bebê para dormir, esse ritual seja da mesma forma.

Não saber o que vai acontecer causa inquietação e insegurança nas crianças, que consequentemente não querem dormir porque não entendem o sono como um hábito que deve ser respeitado.

Isso faz parte do ser humano. Não temos o hábito de tomar banho todos os dias, quase sempre no mesmo horário? Com o sono funciona da mesma forma.

 

Os hábitos que podem prejudicar o sono

Ninar o bebê pode ser muito gostoso nos primeiros meses de vida. Mas com o passar do tempo, muitas mães não aguentam o peso da criança aliado ao cansaço no fim do dia e o hábito de dormir sem esta “intervenção” será bem difícil de ser alterado mais tarde.

A criança pode precisar desse embalo por anos. 

Um outro hábito muito comum é deixar o bebê dormir mamando.

Pode ser ótimo no começo da noite, mas seu filho pode precisar mamar diversas vezes na madrugada apenas para ligar os ciclos de sono, e não porque está com fome.

Lembramos que se a criança dorme no colo ou mamando, e depois consegue ligar os ciclos, não há nenhum problema em continuar dessa forma, a não ser que os pais queiram alterar estes hábitos.

Nós falamos aqui da questão do comportamento de sono do bebê, mas existem outras características do sono (fisiológicas e neurológicas) que podem também mexer com o sono da criança.

Se você tem rotina, se seu filho dorme sozinho e mesmo assim não tem qualidade de sono, leia esse artigo onde falamos de outras questões que você pode analisar para entender melhor a dificuldade de sono do seu filho.

 

E como fazer o bebê dormir?

O ideal é que o bebê durma sozinho e em seu berço. Sabendo disso, muitas famílias procuram entender as técnicas de aprendizagem de sono para analisar o que mais funcionaria nas suas casas, qual a mais adequada à sua dinâmica familiar.

Parece utopia em muitos casos, onde a criança chega a acordar de 4 a 10 vezes de madrugada. Mas sim, é possível melhorar a qualidade de sono do seu bebê e consequentemente da sua família, e existem algumas técnicas para ajudar na realização deste milagre. 

Existem várias técnicas de aprendizagem, algumas muito conhecidas, para ensinar uma criança a dormir:

 

A primeira que vamos falar aqui é o choro controlado.

Bebê chorando com sono

A técnica consiste basicamente em deixar a criança chorar um pouco no berço antes de correr para o lado do bebê logo no primeiro grito.

Este tempo pode começar com um minuto e esse intervalo de tempo de espera para atender o bebê deve aumentar gradativamente. A espera será aumentada tanto no mesmo dia como também com o passar dos dias, conforme vocês vão avançando com o processo.

Estes intervalos maiores permitirão que a criança se autorregule e pare de chorar sem a intervenção dos pais.

Quando os pais entram no quarto, é preciso evitar pegar o bebê. Quem atende a criança pode falar algumas palavras de conforto, como por exemplo, “está tudo bem, é hora de dormir” e deve sair de novo depois de alguns segundos. Esse tempo de conforto dentro do quarto também é controlado, mesmo que a criança ainda esteja chorando o cuidador deve sair.

Opinião da Maternity Coach: particularmente não gostamos e não utilizamos esta técnica. Priorizamos as técnicas gentis, onde a criança é atendida sempre, da forma correta.

Apesar de garantirem resultados rápidos, não são muitas famílias que permitem, e principalmente suportam, que o bebê fique chorando sozinho no quarto.

 

Outra técnica muito popular é a do acampamento ou afastamento, também conhecida como método da cadeira.

Como funciona método da cadeira

Um dos pais fica dentro do quarto, sentado, sem falar nada e sem fazer nenhuma intervenção até que o bebê adormeça sozinho, tranquilo apenas por sentir a presença de alguém no quarto.

Dia a dia o cuidador deverá afastar a cadeira cada vez mais do berço, para finalmente chegar do lado de fora do quarto – hora que é esperado que a criança durma sozinha.

Nesta técnica é esperado evitar o quanto for possível o contato físico com o bebê. Se precisar intervir, os pais devem priorizar a voz, falar com o bebê, ao invés de contato físico.

Opinião da Maternity Coach: essa técnica pode funcionar para algumas crianças, porém não para todas. Algumas vezes percebemos que o bebê pode chorar muito, por sentir a presença de alguém no quarto que não está fazendo nada para ajudá-lo a entrar no sono.

 

A terceira técnica também muito conhecida é a da Encantadora de Bebês, chamada também de método do colinho.

Técnica da encantadora de bebês

A autora sugere uma rotina fixa durante o dia, sonecas de 90 a 120 minutos, e quando o bebê vai para o berço de noite, os pais devem pegar no colo para acalmar tantas quantas vezes forem necessárias, até que o bebê finalmente se convença de ficar no berço sem chorar, até dormir.

Opinião da Maternity Coach: existem muitas considerações interessantes nos livros da autora, que podem ser aproveitadas de forma muito eficiente. Porém, encontramos mães frustradas por não conseguirem seguir à risca a rotina diária, ou por não conseguirem sonecas longas (falamos aqui sobre o tempo de soneca), o que vai impossibilitar o sucesso do método.

Além disso, alguns bebês ficam muito estimulados se forem tirados do berço tantas vezes. Isso sem falar no cansaço da pessoa que está aplicando a técnica, porque pode exigir um grande esforço físico, especialmente para cuidadores de bebês mais resistentes, que vão demorar mais para aceitar sair dos braços para adormecer no berço.

 

Só o meu filho tem dificuldade com o sono?

Recebemos diariamente esse questionamento, mas saiba que você não está sozinha!

Estudos mostram que 4 em cada 10 crianças apresentam algum problema com o sono. Essa dificuldade pode ser no sono da noite, do dia, ou ainda nos dois.

Dormir é uma habilidade que se aprende. E certamente seu filho é capaz de aprender a dormir, e principalmente ligar os ciclos de sono, sem ajuda.

 

E o método que usamos aqui na Maternity Coach?

Nosso método consiste em quebrar as associações que impedem a criança de dormir aos poucos, para evitarmos o choro e respeitarmos a criança.

Por meio de um questionário, analisamos a criança, o perfil da família e adaptamos o nosso método para cada família, sempre indicando uma rotina que é adequada para a idade daquela criança.

Depois de mais de 6 anos trabalhando com milhares de famílias, conseguimos chegar em um método flexível o suficiente para adaptarmos à necessidade de cada criança, porém com uma base sólida para nos guiarmos nesse desafio de ensinar o bebê a dormir.

Além disso não é necessário desmamar o bebê, a não ser que você queira, nem deixar chorar até dormir de exaustão.

E funciona! Aqui você pode ver diversos depoimentos de famílias que foram transformadas depois que aplicaram o nosso método de aprendizagem. E para nós da Maternity é gratificante saber que pudemos fazer a diferença na casa dessas famílias, sabemos que estamos no caminho certo.

 

E o que mais influencia na qualidade do sono?

Além das técnicas, vale lembrar que, mesmo para uma criança que sabe dormir, grandes mudanças na rotina podem causar transtornos.

A entrada na escola, a chegada de um irmão, mudar de casa, uma nova babá, o bebê ficar doente ou mesmo uma viagem de férias, pode impactar no sono. Isso sem contar picos de crescimento, os saltos de desenvolvimento e as regressões de sono que fazem parte do desenvolvimento da criança.

Algumas crianças são extremamente sensíveis em comparação com as outras e podem sim ter alterações no padrão de sono e também na alimentação, quando essas mudanças acontecem.

Além disso, mudar um hábito também leva tempo. Se o seu bebê não está acostumado a dormir sozinho, será necessária extrema paciência para que ele entenda os novos hábitos.

Geralmente de uma semana até 10 dias, desde que você mantenha a regularidade diariamente ao colocar o seu filho para dormir.

Apesar disso, garantimos que o esforço valerá a pena, não só para o descanso de toda família, mas principalmente pelo bom desenvolvimento do bebê!

 

E como podemos te ajudar?

Pensando em realmente ajudar a vida das famílias, nós liberamos a nossa Jornada do Sono do Bebê, uma série de vídeos gratuitos que vão te guiar para descobrir os motivos que podem estar fazendo com que seu filho durma mal e também a começar um processo de aprendizagem de sono!

Precisa de ajuda para entender melhor o sono do seu filho? Nós temos diversos atendimentos, um deles certamente poderá atender a sua necessidade. 

Conheça nossos planos e faça parte desse grupo de milhares de famílias que contaram com a ajuda da Maternity para transformar a maternidade em algo mais leve.

Você não precisa deixar seu filho chorar até dormir de exaustão, nem passar por um processo de desmame para que ele aprenda a dormir. Aqui trabalhamos com métodos gentis, onde o perfil da família e a personalidade do bebê são respeitados.

Não sofra mais, dê o primeiro passo! Se inscreva na nossa jornada, visite nossas redes sociais e entenda como resolver de uma vez por todas as dificuldades de sono do seu bebê!

Garanto que o esforço valerá a pena!
 
Ensinar seu filho a dormir é um ato de amor, e você pode fazer isso desde o primeiro dia de vida!
 

1 Comentário

    Faça um comentário

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

    
    Todos os direitos reservados à Maternity Coach. CNPJ 25.462.996/0001-88 • Mantido por FAPNET
    Fale no WhatsApp