fbpx

Quando acontecem os saltos de desenvolvimento?

Durante os saltos de desenvolvimento, onde a atividade mental da criança fica bastante frenética, podemos ter momentos mais difíceis.

Já falamos dos bebês de alta necessidade, também conhecidos como “high need”, mas mesmo as crianças mais calmas, podem passar por períodos difíceis durante alguns dias durante os saltos.

Acontecem cerca de 10 saltos importantes nos primeiros 20 meses de vida do bebê.

Geralmente nas semanas: 5, 8, 12, 19, 26, 37, 46, 55, 64 e 75.

Essa conta sempre deve ser feita pela data provável do parto, ou seja, pense sempre na idade ajustada quando falamos de bebês prematuros.

Durante estas semanas, o bebê pode demandar mais (especialmente da mãe), pedir mais colo, chorar mais, mudar a alimentação e também ter o padrão de sono bastante alterado.

É um período marcado pelo que chamamos de CAI (choro, apego e irritação).

Manual - Tripé do Sono Saudável
https://conteudo.maternitycoach.com.br/manual4a24m

Apesar destas mudanças serem mais perceptíveis em bebês mais calmos, chamados pela Tracy Hogg (Encantadora de bebês) como livro-texto ou bebês anjo, certamente para as crianças mais “difíceis”, será mais complicado passar pela fase.

Geralmente sentimos mais a diferença em bebês mais calmos e tranquilos porque o comportamento muda bastante.

Então, pensando no que fazer nesse momento dos saltos de desenvolvimento:

  • Lembre que é uma fase, que dura geralmente 2 ou 3 semanas;
  • Se seu filho sabe dormir, não crie hábitos que ele não tem, como começar a ninar, sair de carro, pular na bola de pilates.
  • Mantenha sua rotina e seus rituais de sono da mesma forma;
  • Não mude os horários de alimentação.

Se seu filho precisar de mais ajuda no sono, não há problema, mas se ele consegue ir para o berço ainda acordado, mesmo que você tenha que oferecer mais carinho, conforto e colo, tente manter esse hábito.

Assim, você evita que, após a tempestade do salto passar, ele volte a ter um bom padrão de sono e sua família voltará, sem grande esforço, a ter noites de sono restauradoras.

Se o seu filho dormia bem e passou a picar a noite toda, chorar para dormir ou acordar sempre chorando, mesmo que não esteja passando por um salto, escreva para a gente no maternitycoach@maternitycoach.com.br e avaliaremos sua situação gratuitamente, para ter certeza que conseguiríamos te ajudar.

Todos os nossos processos de aprendizagem são feitos com carinho. Aqui ninguém vai deixar o bebê no berço chorando sem ser atendido.

Trabalhamos com persistência e orientação de qualidade.

Conte com a gente, escreva seu problema, e nós estaremos junto com você nessa jornada para ensinar seu bebê a dormir!

Faça um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.