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Quando a criança de 3 anos luta para dormir

Normalmente a criança dorme bem, durante a noite toda, e esse sono dura de 10 a 12 horas (de 20h / 20h30 até 6h30 / 7h00), mas é muito comum observar que a criança de 3 anos luta para dormir.

Porém pode acontecer uma modificação bem forte no padrão de sono dessa criança, porque é nessa fase que geralmente acontece o fim do cochilo do dia, e a hora de dormir passa a ser sinônimo de luta.

Vale qualquer coisa – mais um beijo, mais um pouco de água, fazer xixi, outra história, e por aí vai…

Então resolvemos tirar o cochilo, mas quando acontece, a criança nitidamente fica exausta no fim do dia.

Reconhece a situação?

Esse é um retrato do sono da criança de 3 anos.

Nesse post, queremos dar alguns caminhos para que você consiga passar por essa fase com um pouco mais de tranquilidade.

Vamos para algumas situações:

Seu filho faz soneca durante o dia, e dorme de 90 minutos, até duas horas.

Nesse caso, ao invés de tirar o sono do dia, sugerimos reduzir. Um ciclo de sono da criança tem aproximadamente 40 minutos. Então comece deixando seu filho fazer 2 ciclos. Quando ele estiver dormindo por 1 hora e 20 minutos, fique ao lado dele e toque delicadamente no braço ou na cabecinha quando ele apresentar qualquer movimento.

Essa dica vale para você usar sempre que precisar tirar uma criança do sono (esperar se movimentar e acordar através do toque, porque durante o movimento, provavelmente a criança está sonhando, e esse é um sono bastante leve).

Se a luta para dormir não diminuir, reduza para um ciclo, e deixe seu filho dormir de 40 a 50 minutos.

Para uma criança que faz uma soneca longa, isso deve amenizar bastante a luta para adormecer no fim do dia.

Deixe para tirar totalmente o cochilo do dia quando seu filho começar a lutar para fazer a soneca, ou se começar a ir dormir muito tarde (após 21h / 22h00).

Seu filho faz um cochilo rápido, de apenas 40 a 60 minutos.

Pensando em crianças que já dormem pouco durante o dia, podemos tentar eliminar esse cochilo, mas para que essa criança não fique exausta, tenha um momento de descanso.

Esse momento pode acontecer logo após o almoço. A criança se alimenta, faz uma higiene, e pode deitar um pouquinho em um ambiente calmo, mais escurinho, para fazer uma atividade tranquila como por exemplo ouvir uma história.

Esse momento vai ajudar a recarregar um pouco a energia da criança, mas não acabará com a pressão de sono que ela precisa para adormecer com mais facilidade para o sono noturno.

A criança de 3 anos luta para dormir mas não faz mais sonecas.

Algumas crianças já tentam eliminar o cochilo a partir de 2 anos e meio, e com 3 anos não apresentam nenhum sinal de sono durante o dia.

Para estes pequenos mais agitados, queremos deixar uma dica importante: o ambiente, estímulos e atividades que você faz no fim do dia.

Já falamos aqui no blog e em nossas redes sociais a importância da rotina – se quiser saber mais sobre como estabelecer uma rotina ideal, veja esse nosso texto , e mesmo que não haja sono durante o dia, é possível manter uma sequência de atividades e de alimentação.

Então manter uma rotina continua sendo um dos fatores que mais vão interferir no sono da criança.

Além de ter um horário aproximado para fazer as coisas, a criança precisa de regras, especialmente se você quer acabar com a luta para adormecer.

Uma boa forma de fazer isso é uma visualização. Faça um mural do sono, um roteiro, onde você conseguirá se antecipar aos pedidos da criança. Então terá um momento para tudo, para a água, história, beijo ou qualquer outro pedido que seu filho possa fazer.

O mais importante, é “comprar” a briga no início. Não negocie! Mesmo que seu filho reclame, não pode haver espaço para mais alguma coisa fora do mural.

Com uma semana, você já perceberá uma diferença. A criança nessa idade testa os limites, mas ela também já consegue entender perfeitamente o que dá certo, o que pode, e o que não vai acontecer, mesmo que ela insista.

Então a resistência tende a diminuir e seu fim de dia passa a ser mais calmo.

Além do mural, pelo menos 2 horas antes do sono, elimine as telas, a iluminação excessiva e o agito dessa criança. Baixar a energia no fim do dia vai te ajudar demais.

criança de 3 anos luta para dormir

Apesar de sugerirmos que essa criança fique mais calma no fim do dia, lembre-se que criança tem muita energia, então fazer atividades ao ar livre, brincar na água, correr e pular durante o dia devem ser atividades que são parte da rotina.

Mesmo com sono, se a criança não gastar energia durante o dia, a luta contra o sono pode aumentar muito.

Se precisar de ajuda com o sono do seu filho, conte com a gente!

Todos os nossos processos de aprendizagem são feitos com carinho. Aqui ninguém vai deixar a criança no berço ou na cama chorando sem ser atendida.

Trabalhamos com persistência e orientação de qualidade.

Além das nossas consultorias, temos atendimentos pontuais, para te orientar com estas questões da luta para dormir.

Entre em contato com a gente, e saiba mais!

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