fbpx

Por que meu filho acorda de madrugada? 4 motivos que você precisa saber!

Quando estamos trabalhando para melhorar o sono da criança, algo que pode ajudar demais é interpretar de forma correta os despertares, ou seja, “por que meu filho acorda de madrugada?”.

Será que ele está cansado demais, ou pouco estimulado, acorda por fome, por hábito ou se tem algum incômodo pode ser extremamente útil para resolver a situação de forma adequada.

Então nesse post, queremos te ajudar nessa interpretação. Vamos tratar aqui dos despertares recorrentes, aqueles que acontecem todos os dias, e a criança precisa praticamente da mesma coisa (colo, mamar, ir para a cama dos pais, etc).

Despertares pontuais, por exemplo, se a criança não está bem de saúde, são normais e não entrarão neste nosso artigo.

Seu filho acorda de madrugada por fome!

Uma criança que não se alimenta bem durante o dia pode acordar de madrugada por fome, e não por hábito. Nesse caso, toda rotina alimentar da criança precisa ser revista, para que a necessidade calórica dela seja atendida durante o dia, e não durante o sono.

Para entender se é realmente fome, precisamos observar o comportamento da criança. Ela pede para comer (para as que já falam)? Se for a mamada (peito ou mamadeira) – ela realmente mama e dorme?

Se a criança fica no peito apenas para se confortar, ou faz isso mais de 2x de madrugada (aqui estamos falando das crianças que já comem todos os sólidos), provavelmente não se trata de fome, e sim de hábito.

Se a criança mama bem e dorme imediatamente, e por várias horas, aí sim você pode interpretar esse despertar como fome.

Uma boa rotina para uma criança seria: café da manhã (ou leite), fruta, almoço, lanche da tarde (ou leite), jantar e ceia. As quantidades também são importantes.

Seu filho acorda de madrugada por causa do ambiente!

Cuidar do ambiente de sono é muito importante. O sono da criança é muito leve, e coisas simples como odores, barulhos e luminosidade podem atrapalhar o bom sono.

Alternativas para melhorar essas questões podem ser o ruído branco (para abafar os sons externos), tentar diminuir o agito da casa durante o sono da criança (sempre lembrando que estamos falando de crianças acima de 4 meses, que já aprenderam a diferença entre dia e noite), cuidar da entrada de luz e também dos cheiros.

Ter um lençol agradável e a temperatura adequada também são fatores que interferem demais na qualidade do sono.

Seu filho acorda de madrugada por falta de rotina

filho acorda de madrugada por rotina

A falta de rotina durante o dia é um dos principais pontos do sono de má qualidade à noite. Isso acontece porque existe um relógio interno do bebê, e quando esse relógio está regulado, ou seja, quando existe horário para soneca e alimentação, tudo funciona de uma forma mais harmônica.

Tente entender o tempo que a criança passa acordada durante o dia e faça uma rotina.

Não é necessário rigidez, mas seguir uma regularidade pode ajudar muito.

Se você tiver dúvidas, leia esse post onde falamos da rotina do bebê por idade, para que você já tenha uma ideia de onde começar.

Seu filho acorda de madrugada por causa das associações de sono

filho acorda de madrugada
Criança acordada de madrugada

A falta de habilidade em ligar os ciclos de sono é certamente o principal motivo para a criança chamar pelos pais de madrugada.

Ela tem sono, mas precisa de uma ajuda para iniciar os ciclos de sono. E isso pode acontecer a cada hora, ou a cada duas ou três horas.

Nesse momento, a criança acorda, não consegue retomar o sono e chama pelo adulto. Então a criança precisa ser ninada, mamar ou apenas receber um carinho.

Se a criança tem fome, ela DEVE ser alimentada. Porém, geralmente após um aninho, não há mais necessidade nutricional para mamar, e como já falamos acima, a fome deve ser observada para resolver esse problema.

Dificilmente a criança terá fome a cada 2 horas, ou mesmo de hora em hora. Ela usa a mamada ou o colo, apenas como uma ferramenta de sono.

Cuidar dos hábitos de sono da criança é primordial para garantir o descanso da família.

Além destes 4 motivos, existem alguns outros, que você pode conferir nesse vídeo onde falamos sobre 10 motivos que podem atrapalhar o sono do seu filho.

Esperamos que estas dicas possam te ajudar a deixar esse momento de colocar seu filho para dormir muito mais calmo. Porém, se precisar de apoio nesse processo, conte com a gente!

Todos os nossos processos de aprendizagem são feitos com carinho. Aqui ninguém vai deixar a criança no berço ou na cama chorando sem ser atendida.

Trabalhamos com persistência e orientação de qualidade. E se você chegou até aqui, é porque o sono na sua casa não está como você gostaria certo?

Entendemos que a busca por informações que nos tragam a resposta que precisamos para fazer o nosso bebê dormir bem é o primeiro passo para suas tão sonhadas noites restauradoras de sono.

Se você precisa de ajuda, entre em contato com a gente, conte a idade do seu filho e as dificuldades de sono, e saberemos a melhor forma de te ajudar.

Faça um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.