fbpx

Nosso blog

Inspire-se nas nossas dicas para o seu filho!

Mamãe também surta!

Mulher Cansada
E de repente parece que vamos ter um ataque… Apesar de conseguirmos identificar os sintomas, poucas mamães conseguem impedir um “surto materno” antes que ele realmente aconteça. Acredito que não haja neste mundo alguma mãe que não tenha passado por momentos difíceis com suas crias. Irritação, ansiedade, dores no corpo, exaustão.
Até o incrível milagre da maternidade tem seu lado B, mas é excelente (para nossa consciência) saber que não estamos isoladas neste lado B. Aliás, tenho certeza que as isoladas estão no grupo da maternidade 100% tranquila, feliz e sem mommy fevers.
Depois de algum tempo pesquisando sobre isso, tentando acalmar minha culpada mente de mãe que se arrepende por ter sido enérgica ou por não ter dado atenção suficiente, por falar alto ou baixo demais, ou simplesmente por existir, vi que algumas técnicas realmente funcionam e aliviam. 
Queria dividir com vocês:
 
– Primeiro de tudo PARE. Se estiver carregando o bebê, deixe-o um pouco no berço. Se estiver com roupas na mão para lavar ou guardar, deixe-as de lado em qualquer lugar. Pare tudo e feche os olhos. Respire fundo umas 10 vezes. A calma e lucidez voltam enquanto respiramos.
– Se for possível, saia um pouco do ambiente e vá para algum lugar onde não há pedidos, choros ou gritos.
– Se alimente! Não temos ideia de como ficar sem comer acaba com o humor de qualquer um. Deixar sempre as refeições para mais tarde por conta dos afazeres de mãe nos deixa extremamente nervosas e mal humoradas. Se não der para fazer uma refeição decente, uma castanha ou uma fruta já conseguem fazer um milagre.
– Tenha 10 minutos de silêncio total. Diariamente. Toda mente (até a de mãe!!) precisa se acalmar. Durante estes minutos, se concentre na respiração, no seu corpo, se ame um pouco… todos os dias.
– Antes de voltar a ser a supermãe: tome um banho! A água é relaxante, o calor nos faz bem. O cheiro do sabonete preferido e a auto massagem que fazemos com uma esponja gostosa não só nos deixa mais limpas por fora, mas principalmente por dentro.
Sentir desespero, cansaço ou exaustão na maternidade é muito comum e pode se tornar muito intenso. Conhecer os sintomas e principalmente fazer algo sobre isso pode ser primordial para a família.
O fato de ser mãe já nos torna muito especiais e sabendo disso se cuide, se curta, se ame.

1 Comentário

    Faça um comentário

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

    
    Todos os direitos reservados à Maternity Coach. CNPJ 25.462.996/0001-88 • Mantido por FAPNET
    Fale no WhatsApp