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Aprenda o que fazer na regressão dos 8 meses

bebê chorando para não dormir

Quando as crianças têm o sono sensível, as regressões de sono parecem atingir em cheio o comportamento das crianças, tanto de dia quando de noite, e uma das mais “pesadas” é a regressão dos 8 meses.

Para quem já passou por dificuldades aos 4 meses, a regressão dos 8 meses parece um balde de água fria, um desespero e um grande desafio para as famílias.

A regressão dos 8 meses é associada a um grande avanço cognitivo da criança e muitas vezes pega também a fase de transição das sonecas.

A criança pode começar a acordar diversas vezes a noite, lutar para entrar no sono ou negar a soneca do dia.

O resultado dessa recusa em dormir é uma criança exausta, que não consegue descansar de noite e tampouco manter o sono.

Como acontece a regressão dos 8 meses

Imagem de pinkpig0416 por Pixabay

Há muita coisa acontecendo na vida da criança nesse momento. Muitos já andam apoiados, se arrastam, engatinham, aprendem a se comunicar um pouco melhor e, na maioria das vezes, ainda tem dentinho chegando por aí.

O bebê quer praticar todos estes aprendizados e é muito difícil para ele desligar o cérebro.

Essa prática pode por exemplo ser feita no meio da madrugada, e para crianças que não possuem habilidades de auto conforto, ou seja, para as que não dormem sozinhas, essa luta pode ser ainda maior.

O que acontece é que se você levava 20 minutos para ninar o seu filho, agora precisa de 1 hora.

A presença dos pais é estimulante, a criança quer se mostrar, por isso ter alguém com a criança a madrugada toda pode ser um erro.

Se seu filho já dorme sozinho, tente eliminar os estímulos do quarto, deixe o mais escuro possível de noite e mantenha a postura de colocar para dormir sem ajuda.

Qualquer coisa nessa hora pode ser motivo para começar a brincadeira.

Verifique a rotina porque seu filho pode estar preparado para passar um pouco mais de tempo acordado e principalmente estimule para que ele pratique as novas habilidades nos momentos de vigília.

O que fazer

  • Se seu filho luta mais de 30 minutos para entrar no sono do dia ou da noite, mude esse horário para 15 minutos mais tarde;
  • Se seu filho faz 3 sonecas, avalie se não é o momento de transitar para 2 cochilos por dia;
  • Se seu filho dormia por 1 hora, 1 hora e meia e passou a dormir 40 minutos na soneca, avalie o comportamento dele. Se ele está bem, isso é uma fase, logo deve passar.

O que não fazer

  • Não crie hábitos que a criança não tem. Se ela dorme fora do colo, não use o colo para dormir mais rápido, tente ter paciência, colocar para dormir mais tarde mas evite associações;
  • Não faça um monte de sonecas picadas. Se seu filho lutar para dormir, deixe um tempo maior acordado e tente manter o número de sonecas;
  • Não mude os horários de alimentação. Depois que a regressão passar, vai ser mais fácil voltar ao sono bom se os horários de comer estiverem adequados.

Por fim o ideal é ter paciência.

As regressões de sono podem ser exaustivas mas é importante não criar associações que a criança não tem e principalmente não voltar com associações que ela já perdeu.

Seja flexível com os horários do sono e mantenha-se firme com o ritual de sono e postura na hora de atender aos eventuais despertares.

Se seu filho está passando pela regressão, ou piorou muito o sono, visite as nossas redes sociais ou escreva para a gente no maternitycoach@maternitycoach.com.br.

Temos diversos planos de atendimento e certamente um será adequado para a necessidade da sua família.

Tem alguma dúvida? Comente!

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