A dentição atrapalha o sono do bebê?

Recebemos aqui diversas dúvidas sobre iniciar ou não um processo de aprendizagem de sono porque as mães têm dúvidas se o processo de dentição atrapalha o sono do bebê.

Então a mãe fica com receio de ensinar a criança a dormir, porque esse processo pode durar meses e meses.

Na verdade, sempre tem um dentinho nascendo.

Sabemos que alguns dentes são mais doloridos do que outros para nascer, mas a dentição em si, não é a causa dos problemas de sono a longo prazo e podemos dizer que culpar a dentição pelo sono ruim é uma atribuição exagerada, feita muito mais do que acontece realmente.

O que é comprovado

Em uma pesquisa, não consegui encontrar, que cientificamente a comprovação dos sintomas do processo de dentição.

Falando do aumento da temperatura, é comprovado que pode haver sim esse aumento, no dia que o dente rasga a gengiva, e que esse aumento da temperatura corporal atinge um máximo de 0,39º, ou seja, quase imperceptível.

Alguns outros sintomas são mais frequentes, como vermelhidão nas bochechas, aumento de nervosismo / irritabilidade do bebê, aumento da salivação e irritação gengival.

O que devemos entender, é que, por mais que a dentição atrapalhe um pouco, é um processo fisiológico natural, que geralmente ocorre sem grandes problemas, mesmo que o bebê sinta um certo desconforto quando um novo dentinho está nascendo.

Porém, se seu filho tem alguma dificuldade com o sono, provavelmente é algo além do processo de dentição.

Além disso, precisamos avaliar também o bebê durante o dia, já que, se o processo de dentição estiver atrapalhando o sono, isso não acontecerá apenas durante a noite.

O período de dentição, também coincide com uma redução da função imunológica do bebê, onde eles estão perdendo os anticorpos que receberam da mãe durante a gestação ou na possível amamentação e precisam produzir seus próprios anticorpos.

Com isso também começa a fase de ficar mais no chão, colocar a mão na boca então é um período onde a criança pode apresentar outros incômodos.

Mas e como a dentição atrapalha o sono do bebê?

Os dentes geralmente surgem entre 6 e 8 meses, fase que a criança transita para 2 cochilos, começa a comer sólidos, pode ter uma fase de angústia de separação e também uma regressão de sono bem forte.

Tudo isso, a pesar de serem problemas que podem ser resolvidos, influencia demais na qualidade de sono.

Então pode ser que um dia, em que o dente do seu pequeno esteja rasgando, ele tenha mais dificuldade para dormir e precise de uma ajuda extra, mas a dentição não deve ser responsável por despertares frequentes por longos períodos.

Então se o seu filho está passando por uma fase difícil no sono, juntamente com um processo de dentição é necessário procurar o pediatra para aliviar o desconforto do dentinho mas também avaliar o sono do seu filho como um todo.

Questões como a rotina, os rituais de sono e principalmente a forma como a criança adormece, podem ter muito mais influência na qualidade de sono da criança do que o nascimento dos dentes.


		

Faça um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.