fbpx

Nosso blog

Inspire-se nas nossas dicas para o seu filho!

Você sabe o que é o teste do cotonete?

teste do cotonete

Algumas mães e leitoras já devem conhecer, mas hoje nosso post é para as gestantes que não conhecem este exame simples. Ele deve ser feito durante a gestação (entre a trigésima quinta e trigésima sétima semana de gravidez) ou na hora do parto, para detectar se há a presença da bactéria estreptococo B no canal vaginal da gestante – o teste do cotonete.

Essa bactéria é bastante comum no intestino das pessoas e, neste local ela não apresenta risco nenhum. Entretanto, algumas vezes, ela desce para o canal vaginal e na hora do parto, ao passar pelo canal, o bebê pode contrair essa bactéria. Se isso acontecer, uma infecção muito séria pode acontecer, afetando o sangue, levando a complicações como pneumonia e meningite. Em prematuros ela é mais perigosa, podendo levar a morte.

Essa infecção, detectada pelo teste do cotonete é chamada de sepse neonatal precoce.

Apesar de ser algo perigoso para o bebê, quando detectada previamente, ela é facilmente tratada. Assim não haverá nenhuma consequência para o bebê, além do exame ser extremamente simples.

Se não for o protocolo da sua cidade, peça para o seu médico fazer o exame. Garanta que, mesmo sendo positivo, os médicos cuidem durante a gestação e na hora do parto. Evite dessa forma que seu bebê não seja atingido por essa infecção.

Comments

Comments are closed.


Todos os direitos reservados à Maternity Coach. CNPJ 25.462.996/0001-88 • Por FAPNET