Seu filho mama melhor de madrugada do que de dia? Conheça o ciclo reverso

Existem algumas coisas muito importantes quando falamos do ciclo reverso de sono. O bebê nasce fisiológica e neurologicamente imaturo, não sabe a diferença entre dia e noite, então é normal que durma bastante (dia e noite) e acorde para mamar.

A medida que o tempo passa, acontece uma regulação do ciclo circadiano, e muitas crianças com 3 meses passam a dormir de 4 a 6 horas seguidas de madrugada.

Porém, de repente, em algum momento entre 4 e 6 meses, seu filho passa a acordar a cada 2 horas. Desesperador??

E por que esse ciclo se reverte? Por que o bebê não acorda a cada 2 horas durante o dia e dorme melhor de madrugada?

O sono noturno da criança se torna mais organizado aos 4 meses, ou seja, passam da vigília para o sono leve, sono REM, sono profundo e recomeçam o ciclo.

Frequentemente o bebê sai do sono profundo para o REM e tem um breve despertar nesse momento, que muitas vezes nem percebemos.

Porém a cada 2 ou 4 horas, esse despertar pode ser um pouco mais forte, ou seja, o bebê sai do sono profundo totalmente desperto, e chama por ajuda para voltar a dormir.

Se o seu bebê precisa mamar para dormir, ele vai precisar mamar um pouquinho todas as vezes que esse despertar acontece (e é muito comum que aconteça a cada 2 horas, principalmente após meia noite).

Como estes ciclos surgem entre os 4 e 6 meses, muitas vezes confundimos essa fase com um surto de crescimento, uma regressão de sono e, acreditando que vai passar, alimentamos a criança a cada duas horas.

Essa pequena fase se transforma em um padrão, e descobrimos que não se trata de um período, mas sim de um hábito.

Estas mamadas noturnas se tornam no que chamamos de ciclo reverso

Ele acontece quando o bebê ingere mais calorias durante a noite do que ao longo do dia.

Durante o dia o bebê não tem interesse nas mamadas. Parecem agitados e distraídos e simplesmente recusam a alimentação de qualidade.

Mas a ideia é que a criança consuma mais calorias durante o dia do que na madrugada, e é preciso fazer um ajuste do ciclo circadiano, especialmente até o primeiro ano de vida.

A primeira coisa a entender é que é normal que uma criança acorde de madrugada.

O seu objetivo não deve ser impedir o despertar, mas sim estimular o bebê a voltar a dormir sem precisar da alimentação.

E isso não deve ser feito de uma vez só.

Então como lidar com o ciclo reverso?

Faça mudanças graduais. Tente aos poucos, aumentar a ingestão de calorias do bebê durante o dia, alimentando em lugares calmos, na penumbra, e podendo até usar o horário que antecede a soneca, onde o bebê está mais relaxado para fazer isso.

Tente caprichar na última mamada do dia, e depois, a ideia é aumentar o intervalo das mamadas noturnas para 3 horas.

Atenda seu filho bem rápido, com carinho, colo, e se tiver ajuda, isso pode ser essencial para ter sucesso mais rapidamente.

Depois de uma semana, espace as mamadas para 4 horas, e assim você já irá aumentar muito as chances do seu bebê esticar o ciclo de sono.

Depois é hora de ensinar seu bebê a dormir com mais independência, mas isso é um segundo passo.

A primeira coisa a fazer é ensinar seu filho que ele não precisa da mamada para dormir. Dormir é uma habilidade que se aprende, depende da gente ensinar a criança outras formas de conforto.

Nos primeiros dias, a volta para o sono pode demorar de 45 a 60 minutos, é cansativo, mas depois de 3 ou 4 dias esse tempo já diminui consideravelmente.

Uma vez que você consiga um intervalo de 4 horas entre as mamadas, você logo perceberá que seu bebê irá se alimentar melhor durante o dia.

Manual - Tripé do Sono Saudável

Se a ideia for reduzir ainda mais durante a madrugada (para apenas uma mamada), é importante garantir que seu filho esteja ganhando peso adequadamente, que está mamando bem de dia e que ao acordar de manhã, ele não está cheio de fome (mesmo com 2 mamadas).

Existem outros fatores que fazem com que a criança acorde com frequência de madrugada:

  • Sonecas inadequadas
  • Falta de rotina
  • Excesso de cansaço
  • Hora tardia para iniciar o sono
  • Falta de rituais de sono que realmente relaxam
  • Outras associações de sono como por exemplo: pular na bola de pilates ou adormecer no carro.

Seu filho está no ciclo reverso? Mama melhor de madrugada? Tente nossas dicas e se precisar de ajuda, estamos aqui!

Por fim, como tudo quando falamos de maternidade e sono, seja firme, consistente e acredite no seu processo. Se você decidiu que está na hora, então faça acontecer. Não se sinta culpada, e se precisar, peça ajuda!

Se o seu filho dormia bem e passou a picar a noite toda, chorar para dormir ou acordar sempre chorando, mesmo que não esteja passando por um salto, escreva para a gente no maternitycoach@maternitycoach.com.br e avaliaremos sua situação gratuitamente, para ter certeza que conseguiríamos te ajudar.

Todos os nossos processos de aprendizagem são feitos com carinho. Aqui ninguém vai deixar o bebê no berço chorando sem ser atendido.

Trabalhamos com persistência e orientação de qualidade.

Conte com a gente, escreva seu problema, e nós estaremos junto com você nessa jornada para ensinar seu bebê a dormir!

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