fbpx

Nosso blog

Inspire-se nas nossas dicas para o seu filho!

A verdade sobre os despertares – ninguém te contou!

Bebê dormindo

Não importa se o seu bebê tem 1 mês ou 1 ano, mas a realidade é que quase todas as famílias já tiveram alguma dificuldade com o sono das crianças, onde elas passaram a acorda a cada 2 ou 3 horas de madrugada.

E por que isso acontece?

No post de hoje vamos separar por idade. Falaremos de crianças de 0 a 12 meses. Veja se você se identifica com o que vamos falar e mãos a obra para melhorar o sono das crianças!

De 0 a 3 meses

Bebês de 0 a 3 meses

É muito comum que bebês recém-nascidos acordem a cada 2 ou 3 horas para mamar.

Nessa fase, a livre demanda é altamente recomendada, já que a capacidade de alimentação dos bebês é muito pequena.

Então eles mamam pouco e algum tempo depois já precisam mamar de novo.

Especialmente para as crianças alimentadas exclusivamente por leite materno, é esperado que o bebê acorde nestes intervalos.

Para os bebês prematuros geralmente o pediatra indica que o sono seja interrompido em determinados intervalos para amamentação.

Portanto: as razões que fazem seu filho acordar a cada 2 ou 3 horas nesta fase são: a idade dele e a fome.

Aos 4 meses

Desde que nascidos a termo, podemos considerar essa fase uma das mais desafiadoras quando falamos do sono dos bebês.

Existe uma regressão de sono bem forte aos 4 meses e muitas crianças que dormiam 4 ou 5 horas seguidas começam a acordar em intervalos muito menores.

Essa regressão acontece principalmente pelo avanço cognitivo da criança nessa etapa. Ela começa a se perceber no mundo, ficam mais ativos, melhoram a coordenação motora.

Nessa fase também a criança pode se tornar mais curiosa, o que faz com que a distração faça parte da hora da amamentação.

Muitas vezes, por conta desse comportamento, a criança mama menos, precisando de mais ingestão calórica de madrugada (horário em que está tudo mais calmo e escuro e portanto com menos possibilidade de distração).

Portanto: as razões que fazem seu filho acordar nessa fase são: fome e a regressão de sono.

Dos 5 aos 12 meses

Imagem de Patou Ricard por Pixabay

Justamente pela dificuldade de dormir aos 4 meses, muitas famílias acabam criando hábitos que após o término da regressão, se tornam associações de sono onde a criança precisa de muita ajuda para dormir e também para manter o sono.

Dormir mamando, ser balançado, ninado ou quicando na bola de pilates. Estas são algumas associações que, na intenção de ajudar o bebê, se tornam muletas de sono que dificultam que a criança ligue os ciclos de sono de madrugada.

Algo que acontece entre os 6 e 8 meses é a transição de 3 para 2 cochilos, e isso também pode deixar o bebê cansado, super estimulado, ou mesmo tão descansado a ponto de não estar preparado para dormir no horário de sempre porque dormiu demais de dia.

Então nessa fase é necessário estar muito atento à rotina e adequar o dia do bebê de acordo com suas necessidades reais.

Outra razão pode ser por fome. O gasto energético das crianças aumenta demais.

As habilidades motoras ficam cada vez mais avançadas e a criança não para um segundo.

A introdução alimentar pode ser difícil e a criança acorda de madrugada para repor essa necessidade calórica. Aqui é interessante sempre tentar alimentar o bebê adequadamente durante o dia, para eliminar a alimentação noturna (após a introdução alimentar e com a liberação do pediatra).

Portanto: as razões que fazem seu filho acordar nessa fase são: fome, adequações da rotina e principalmente as associações de sono.

Sempre podemos fazer algo pelo sono das crianças. Aqui nós praticamos o método de aprendizagem da Maternity Coach, onde levamos em conta a família, o temperamento da criança e principalmente uma aprendizagem gradual, onde seu bebê não precisa ficar chorando até dormir de exaustão e nem passar por um processo de desmame.

Quer saber mais? Conheça as nossas redes sociais ou escreva para a gente no maternitycoach@maternitycoach.com.br e conheça todos os nossos planos de atendimento!

Tem alguma dúvida? Comente!

Faça um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


Todos os direitos reservados à Maternity Coach. CNPJ 25.462.996/0001-88 • Mantido por FAPNET
Fale no WhatsApp