fbpx

Rotina para recém-nascidos – 3 coisas que você precisa saber

rotina para recém-nascidos

Será que é possível estabelecer uma rotina para recém-nascidos? Será que o bebê já tem um padrão nos primeiros 3 meses de vida?

Este período dos 0 aos 3 meses é também conhecido como exterogestação, ou seja, é a continuação da gestação, só que fora do útero.

É um período de adaptação da criança, que acabou de chegar nesse mundo. O sono dessa criança é diferente de crianças maiores, e diferente também dos adultos. Falamos disso nesse post.

E elas carregam os mesmos hábitos que tinham no ambiente intrauterino e a livre demanda é altamente recomendada para essa fase da vida do bebê.

Então existem 3 coisas importantes, que você precisa saber sobre o sono do bebê tão pequeno:

A livre demanda e a rotina para recém-nascidos

Queremos destacar a importância da livre demanda.

Bebês nessa idade comem com muita frequência, em quantidades pequenas, pois não conseguem armazenar muito alimento.

Especialmente se a alimentação da criança for exclusivamente por leite materno, você não deve fixar uma rotina. A fome do bebê sempre deve ser atendida.

Então não há como ter horário fixo para mamar, assim como para dormir.

Como melhorar o sono do recém-nascido?

O que é prioritário nessa fase, é ensinar a diferença entre dia e noite.

Quer que seu filho durma bem? Então invista nesse aprendizado.

Como falamos, a criança chega ao mundo com os hábitos que tinha no útero da mãe, ou seja, não tinha hora para dormir, acordar e era alimentada constantemente.

Então ela precisa ser ensinada que aqui, fora da barriga da mãe, existe o dia e a noite, e que ela pode dormir por mais horas no período noturno.

Isso se faz deixando a casa iluminada durante o dia e diminuindo muito a luminosidade artificial quando escurece, além de deixar os sons da casa como são normalmente durante o dia e diminuindo bastante isso quando chega a hora do ritual noturno e do descanso.

E o que é preciso observar, para ter certeza que a criança está no caminho certo desse aprendizado?

O comportamento da criança!

A partir de 2 meses, no máximo 2 meses e meio, é possível perceber se a criança entendeu essa diferença, pois ela passa a ter ciclos de sono maiores durante a madrugada do que ela faz durante o dia.

É preciso se preocupar se seu bebê dorme mais durante o dia do que durante a noite. Nesse caso, não é preciso estabelecer uma rotina para recém-nascidos, mas ter alguns cuidados para melhorar o aprendizado dele sobre dia e noite.

Ofereça as mamadas do dia no claro, e não deixe que seu pequeno faça mais do que 3 horas de soneca (se ele não esticar o sono noturno pelo menos por 3 horas seguidas).

Existe associação de sono nessa fase?

Primeiramente vamos entender o que são associações de sono:

  • Crianças que precisam mamar para dormir;
  • Crianças que precisam do colo para dormir;
  • Crianças que precisam andar de carro para entrar no sono;
  • E muitas outras, incluindo chupetas e naninhas.

E elas são ruins? A resposta é depende! O que é preciso observar, é se a criança liga os ciclos de sono depois de recebe essa ajuda para entrar no sono.

Todos nós temos associações de sono – o travesseiro, o que fazemos para relaxar e dormir como por exemplo uma leitura, e para as crianças, não é diferente.

Mas a criança de 0 a 3 meses não cria estas associações. Ela está em fase de se adaptar, de entender o novo padrão que vai se formar, então não há porque se preocupar em dar colo, conforto, carinho para ajudar seu pequeno a dormir.

Temos uma aula completa sobre o sono nessa idade no nosso canal do Youtube.

Por fim, quando pensamos em uma rotina para recém-nascidos, temos que entender que eles precisam aprender tudo, mas não é o momento de impor nada.

O mais importante, além desse aprendizado entre o dia e a noite, é não deixar o recém-nascido muito tempo acordado, porque ele entre em efeito vulcânico muito rápido.

Geralmente, 40 minutos acordada são suficientes para a criança já precisar de uma nova soneca.

Aos poucos, seu pequeno vai começar a se alimentar melhor, e, a partir dos 4 meses, você vai conseguir manter um ritmo de soneca e alimentação muito mais padronizado.

Faça um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.