fbpx

Rotina do bebê – por idade!

É comum os pais se preocuparem com a quantidade de horas que o bebê dorme, e terem dúvidas sobre a rotina do bebê.

Ter uma noção do que é considerado “normal” em cada fase da criança, é o primeiro passo para desenvolver ou não um plano para melhorar o sono do bebê, porque para conseguir melhoras, as expectativas precisam estar alinhadas com a capacidade de sono da criança.

No ano de 2016, a academia Americana de Pediatria estabeleceu novas diretrizes para a quantidade de sono que crianças de 0 a 5 anos devem ter a cada dia:

  • Crianças de 4 a 12 meses: de 12 a 16 horas por dia;
  • Crianças de 1 a 2 anos: de 11 a 14 horas por dia;
  • Crianças de 3 a 5 anos: 10 a 13 horas por dia.

Como você pode perceber, a diferença é grande, e isso mostra cada vez mais que cada criança tem sua necessidade de sono individual, que deve ser respeitada.

Rotina do bebê de 0 a 4 meses

Quantidade de sonecas: de 4 a 5 por dia (livre demanda). A irregularidade na frequência e duração dos cochilos é normal nessa fase, já que o bebê tem os mesmos padrões e hábitos que tinha no ambiente intra-uterino (fase da exterogestação).

Observações sobre o sono diurno: não tente fixar uma rotina. Evite o excesso de cansaço e não tenha receio de ajudar seu bebê a entrar no sono! Ele precisa dormir e, se passar do ponto, certamente entrará em efeito vulcânico. Sonecas de 30 minutos são esperadas.

Observações sobre o sono noturno: é comum o bebê acordar em intervalos curtos para mamar. Nessa fase, pode sim ser fome. Muito importante começar a ensinar a diferença entre dia e noite para esse bebê, para que ele passe a dormir por mais horas de madrugada.

Alimentação: deve ser priorizada a livre demanda.

Tempo acordado: geralmente o bebê fica acordado por pouco tempo – de 60 a 90 minutos.

Rotina do bebê de 4 a 6/7 meses

Quantidade de sonecas: passa de 4 para 3 cochilos por dia. Ainda existe uma irregularidade na duração, mas a frequência começa a ajustar. Normalmente um cochilo é mais longo que o outro.

Observações sobre o sono diurno: o bebê consegue ficar acordado por aproximadamente 2 horas e é normal que, na parte da manhã, esse tempo seja mais curto. O sono total do dia fica perto de 3 horas. Cuide do ambiente de sono, porque seu bebê pode ficar mais sensível.

Observações sobre o sono noturno: o bebê já é capaz de dormir por mais horas, despertando de 1 a 2x por noite para mamar (se o seu bebê desperta mais, veja aqui como interpretar estes despertares). Importante ter um ritual de sono repetido e consistente, para o bebê entender a diferença entre o sono da noite e do dia. O total fica entre 10 e 11 horas.

Alimentação: geralmente de 3 em 3 horas.

Rotina do bebê de 8 a 12 meses

Quantidade de sonecas: 2 a 3x por dia (fase de transição).

Observações sobre o sono diurno: o bebê fica acordado aproximadamente 3 horas. Se a rotina fica com 3 cochilos, a hora de dormir de noite geralmente passa para mais tarde. Mantenha um horário regular de acordar e de dormir.

Observações sobre o sono noturno: com a alimentação sólida consolidada, o bebê geralmente acorda 1x de madrugada para mamar. É uma fase de angústia de separação, dentição e grande desenvolvimento, então o sono pode ser afetado. O total fica entre 10 e 11 horas.

Alimentação: duas refeições principais (almoço, jantar), frutas, 2 mamadas por dia e 1 de madrugada.

Rotina do bebê de 12 a 18 meses

Quantidade de sonecas: 2 por dia.

Observações sobre o sono diurno: o bebê não costuma variar muito nos horários. O tempo acordado fica em média de 3 a 4 horas, e as sonecas duram de 40 a 90 minutos. O sono total do dia fica entre 2 e 3 horas.

Observações sobre o sono noturno: a alimentação sólida já está completa e o bebê não precisa mais mamar de madrugada, e pode dormir a noite toda. O total fica entre 10 e 11 horas.

Alimentação: sólidos e 2 a 3 mamadas por dia. Não há alimentação de madrugada.

Rotina do bebê de 18 meses a 3 anos

Quantidade de sonecas: 1x por dia.

Observações sobre o sono diurno: esse cochilo acontece geralmente logo após o almoço. Algumas crianças dormem de manhã e almoçam depois. O ideal é não deixar esse cochilo para depois de 15h, para que o sono noturno não atrase.

Observações sobre o sono noturno: o bebê dorme e a noite toda, geralmente por 10 horas.

Alimentação: sólidos e 2 mamadas por dia. Não há alimentação de madrugada.

Após os 3 anos, a criança pode deixar de fazer a soneca, ficando com aproximadamente 10 horas de sono noturno. É importante estimular o cochilo até essa idade. Geralmente o sono estabiliza, porém, se seu filho ainda luta para dormir, veja esse artigo que fizemos sobre isso.

Se precisar de ajuda com o sono do seu filho, conte com a gente!

Todos os nossos processos de aprendizagem são feitos com carinho. Aqui ninguém vai deixar a criança no berço ou na cama chorando sem ser atendida.

Trabalhamos com persistência e orientação de qualidade.

Além das nossas consultorias, temos atendimentos pontuais, para te orientar com estas questões da luta para dormir.

Entre em contato com a gente, e saiba mais!

 

Faça um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.