fbpx

Nosso blog

Inspire-se nas nossas dicas para o seu filho!

Regressões durante o treinamento de sono – elas acontecem?

Fiz o post de hoje pensando em esclarecer uma dúvida muito frequente das mães que estão fazendo um trabalho para melhorar o sono das crianças, aplicando algum método, acompanhadas ou não por uma consultoria de sono.

Muitas vezes começamos a aprendizagem, o bebê responde bem no começo e de repente tudo desanda. Parece que todo trabalho foi perdido porque a criança começa a acordar mais vezes, chorar mais forte e por mais tempo, enfim, muda o comportamento causando uma frustração nos pais, que não entendem o motivo desta regressão.

Geralmente acontece assim:

De 1 a 3 dias: começa a aprendizagem e o bebê resiste porém os pais estão firmes naquele propósito e vão em frente;

De 3 a 6 dias: alguns progressos aparecem! O padrão de sono da criança começa a mudar (para melhor), e apesar de serem poucas alterações, os pais se sentem confiantes que estão no caminho certo;

De 7 a 10 dias: do nada, o bebê começa a acordar mais vezes (mais do que antes da aprendizagem!), chorar mais forte, resistem para ir para o berço, negam as sonecas. Neste ponto a frustração é enorme e os pais não entendem o que aconteceu. A reação é sempre a mesma “isso não vai funcionar com nosso bebê”.

Claro que este tempo que coloquei acima é apenas um exemplo. O tempo de resposta de uma criança para melhorar o sono varia muito de acordo com o perfil da família e o método aplicado.

Aqui está minha opinião como consultora de sono: ESTA REGRESSÃO SIGNIFICA QUE VOCÊ ESTÁ SIM NO CAMINHO CERTO!

Pode parecer estranho, mas estas regressões são muito comuns do ponto de vista de desenvolvimento de sono da criança. Você apresentou um comportamento diferente e de repente não está mais fazendo o que o bebê espera que você faça para ele dormir e, quando esta mudança é percebida, o protesto acontece. Justamente por isso eu afirmo que a aprendizagem vai funcionar, porque você realmente fez as mudanças necessárias para ajudar no sono do seu bebê.

O que é muito importante observar é se a regressão aconteceu porque você mudou as regras e seu filho está fazendo apenas um protesto ou se existe alguma falha na forma como você está aplicando a aprendizagem de sono e seu filho está confuso.

Se está tudo certo, minha sugestão é de não mudar as regras. Atender as necessidades da criança, mas se manter firme no método proposto. Não sugiro deixar a criança sozinha, mas tente se manter na aprendizagem o quanto você conseguir. Tire o foco do choro e volte ao método. As crianças são muito adaptáveis e, assim como aprenderam a dormir de uma forma desde que nasceram, são capazes de aprender uma nova forma.

A maioria dos métodos podem ser muito eficientes, desde que aplicados com consistência, persistência e carinho. A forma como você responde ao protesto do seu bebê deve ser sempre na direção de atender as necessidades, sem mudar as regras que você est