fbpx

Quanto tempo dorme um recém-nascido?

Quando o bebê nasce, sabemos que ele vai dormir por muito tempo nos primeiros meses de vida, mas existe uma dúvida recorrente, especialmente entre os pais de primeira viagem sobre quanto tempo dorme um recém-nascido realmente?

quanto tempo dorme um recém-nascido

De acordo com a Academia Americana de Pediatria, um bebê, nos primeiros 3 meses de vida, dorme entre 16 e 17 horas, dentro das 24 horas do dia e, de acordo com a The National Sleep Foundation, de 14 a .17 horas, mas sempre é importante salientar que, apesar de ser considerado recém-nascido, um bebê de 10 dias tem um sono bastante diferente de um bebê de 2 meses e meio.

Os padrões de sono mudam bastante nesse início de vida da criança, e é possível que os pais sintam bastante essas alterações. Por esse motivo, vamos tratar da idade do bebê nesse post de acordo com a quantidade de semanas de vida, para conseguir explicar detalhadamente o assunto.

Quanto tempo dorme um recém-nascido durante o dia?

No geral podemos dizer que é bastante, apesar de ser difícil encontrar um padrão nestes primeiros 3 meses. As sonecas variam muito em quantidade e tempo de sono, sem conseguirmos entender direito o motivo.

Mas você vai perceber que, se somar as horas que seu filho dorme durante o dia, apesar de não ser exatamente sempre a mesma coisa, haverá uma quantidade aproximada, que vai de 14 a 17 horas.

Uma pergunta que também recebemos constantemente é se o bebê não está dormindo demais. De forma geral, os bebês dormem bastante, porque precisam desse descanso para o seu desenvolvimento adequado, e provavelmente, seu filho irá dormir uma mesma quantidade de horas todos os dias, a não ser que esteja passando por um pico de desenvolvimento ou por uma transição no sono – um ajuste do padrão.

Porém, se sua percepção é que seu filho dorme mais do que isso, é interessante falar com o pediatra sobre isso.

Algo importante para não diminuir as horas de sono do bebê é não estimular demais e não segurar essa criança muito tempo acordada durante o dia. Um bebê de até 4 semanas por exemplo não deve ficar acordado por mais de 40 minutos (tempo necessário para uma troca e alimentação).

eBook Gratuito: O Sonho do Recém Nascido
E-book gratuito – O Sono do Recém-Nascido

E quanto podemos deixar o recém-nascido dormir nas sonecas?

Como falamos, geralmente não há padrão. O bebê pode dormir por 2 a 3 horas como pode fazer sonecas de 20-30 minutos. Muitas vezes esse cochilo é interrompido por conta do reflexo de moro. Então, se o seu filho tem essa reação de abrir os braços e chorar assustado, veja esse artigo que fizemos sobre isso.

Está tudo bem deixar o sono em livre demanda nesse início de vida do bebê desde que esse sono não prejudique o aprendizado da diferença entre dia e noite.

E quando isso acontece?

Quando seu bebê dorme por mais horas durante o dia do que consegue esticar o sono na madrugada.

Nesse caso, limite a soneca para 2 horas e tente, mesmo que seja com alguma interferência / ajuda, esticar o sono do seu bebê na madrugada.

Se não existe esse prejuízo, fique tranquila em deixar seu bebê dormir o quanto ele precisa.

Quanto tempo dorme um recém-nascido durante a noite?

Dificilmente o recém-nascido terá uma noite muito longa. Por fazer diversas sonecas por dia, a noite destes bebês costuma ter no máximo 8 horas (com as paradas para alimentação).

Justamente por esse motivo, não é interessante colocar a hora de dormir muito cedo, ou o dia da família terá que começar muito cedo também.

Nossa sugestão é que você estimule seu bebê a fazer diversas sonecas, mas comece um ritual de sono noturno, deixe seu filho no total escuro e diminua todos os barulhos da casa depois das 21h00. Isso vai esticar um pouco a noite dos pais, o que pode ser um grande alívio.

Lembramos também que as mamadas da madrugada devem ser feitas no total escuro e, se possível, sem nenhum barulho. Se seu filho mama e logo dorme, a recomendação é sempre verificar com o pediatra como está o ganho de peso e desenvolvimento do bebê, para entender se ele está mamando o suficiente.

Para reforçar a diferença entre dia e noite, ofereça as mamadas do dia no claro, e faça as sonecas em um ambiente mais iluminado também, além de manter os sons normais do ambiente.

Tem dúvidas sobre o sono do seu pequeno?

Peça ajuda!

Informação de qualidade, estudada com muito carinho, faz toda diferença nestas horas. O sono do bebê pode ser muito picado nesse momento, ele pode não conseguir dormir por mais de 2 horas seguidas, e é um momento bastante exaustivo.

Mas tenha força e saiba que vai passar! Entretanto, é preciso começar desde cedo a construir bons hábitos de sono.

Para te ajudar nessa hora, fizemos um curso de sono para bebê de 0 a 3 meses, com acesso por um ano e 4 meses de suporte personalizado, onde você pode tirar TODAS as suas dúvidas. Fizemos dessa forma para conseguir te acompanhar durante toda a exterogestação e para tornar esse momento da maternidade mais leve e tranquilo.

Faça um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.