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Quanto tempo deve durar uma soneca?

Nosso post de hoje é para responder uma dúvida de diversas mães que nos procuram: será que meu filho dorme pouco durante o dia?

Encontramos informações muito variadas nos livros, sites, blogs e outros canais. Nosso post de hoje é baseado no livro Soluções Pra Noites Sem Choro da escritora Elizabeth Pantley, escritora de 8 livros sobre o sono do bebê. Especificamente hoje vamos falar para as mães das crianças a partir de 1 ano, que fazem 2 ou apenas 1 soneca por dia.

A frustração de muitas mães é que as crianças não conseguem fazer as tão sonhadas sonecas de 2 horas como é o “esperado” para a idade. Isso é muito bom, na teoria. Na prática, precisamos ter expectativas reais sobre o sono das crianças e, muitas delas, só conseguem dormir um ciclo de sono em cada cochilo, ou seja, 40 minutos. Obviamente ainda existem as exceções, uma pequena porcentagem de crianças que fazem cochilos de 20/30 minutos e conseguem ficar descansados o dia todo, mas é difícil. Um sono nesta duração vai deixar seu filho descansado por pouco tempo e ele provavelmente vai ficar muito irritado até o próximo cochilo ou até o sono da noite (o fim da tarde não será nada fácil!)

Mas vamos falar da criança que só dorme por um ciclo de sono. A mãe pode ter rotina, ritual de soneca, ficar ao lado para supervisionar, mas nada vai fazer esta criança dormir mais. E isso é um problema? Na maioria das vezes a resposta é não. O importante é observar o comportamento da criança. Seu filho se desenvolve adequadamente? Tem peso compatível com a idade? Responde bem aos estímulos? Brinca? Sorri? Dorme bem de noite, pelo menos por 10 horas? Se a resposta foi que sim, esse é provavelmente o padrão de sono dele e esta é a cota de sono que ele tem dentro das 24 horas do dia.

Entretanto existem algumas coisas que podemos fazer na tentativa de aumentar os cochilos:

– Garanta que seu filho esteja limpo e sem roupas que incomodam para o cochilo. Muitas vezes um banho rápido pode ajudar neste relaxamento;

– Ofereça alimentos que aumentam a sonolência, que contém triptofano como banana ou abacate, meia hora antes do cochilo;

– Coloque um som ou canção durante toda a soneca para abafar os sons externos;

– Confira a temperatura do ambiente;

– Tente ajudar seu filho a emendar a soneca antes do despertar (ficando ao lado dele no momento certo). Geralmente se a criança acorda, é bastante difícil fazer com que ele volte a dormir. Um carinho assim que ele começar a se mexer pode ser perfeito.

Além disso, uma agenda com os horários do seu filho pode ser sua melhor aliada na hora de esticar as sonecas. Colocar a criança para dormir na hora certa, sem deixar que ele passe do ponto para dormir, é uma das ferramentas mais importantes no sono do dia. Se você observar os sinais de sono do seu filho por 1 ou 2 semanas, ajudando a começar o dia sempre no mesmo horário, você certamente irá perceber um padrão no seu ritmo biológico. Use esses sinais como um guia, assim você irá levar o seu filho para a hora do sono no momento correto, já que ele não pode estar exausto, mas precisa estar cansado o suficiente para dormir.

 

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