fbpx

Nosso blog

Inspire-se nas nossas dicas para o seu filho!

Qual é a idade certa para introduzir a leitura na vida dos filhos?

Trabalho em um lugar que felizmente faz uma linda campanha de incentivo a leitura para as crianças de todas as idades e aprendi no trabalho a dar importância a isso. Esta semana li uma entrevista bem interessante com o Ziraldo que falava exatamente sobre a importância da leitura na vida das crianças desde muito cedo. Ele conta que um dia viu sua filha lendo para seu neto de apenas 4 meses e questionou o motivo de ela segurar o livro na mão, já que poderia simplesmente contar uma história inventada. O motivo era: meu filho deve saber que o som que estou emitindo vem deste objeto, por isso seguro o livro e mostro que estou lendo. Achei isso muito legal! Nunca tinha pensado em mostrar que as histórias e os sons saem de um objeto. Aquele objeto é o veículo que permite nossa viagem no mundo da contação de histórias…
Um dos momentos mais gostosos do meu dia é quando coloco minha pequena Laura para dormir e leio 2 histórias para ela. Às vezes 3 histórias. Todo dia ela quer uma história a mais. Hoje com 4 anos consigo sentir sua curiosidade, sua preocupação com as mocinhas, princesas, animais ou objetos envolvidos na história. Seus olhos brilhando e sua apreensão para saber o final feliz da história são simplesmente maravilhosos. Hoje ela já prefere uma história contada, àquela que passa na televisão, e consigo perceber resultados extremamente positivos na sua imaginação e reflexão.
Acho muito importante deixar a hora da leitura como um momento esperado, mágico e agradável. Mesmo antes da alfabetização, olhar as ilustrações e se encantar com um uma história desenvolve o gosto pela literatura (e há livros excelentes hoje em dia na literatura nacional).
Sempre levo minha pequena para fazer suas escolhas na livraria (um dos passeios preferidos dela!!) e quero deixar a dica do último livro que compramos juntas: A Primavera da Lagarta (da Ruth Rocha). Sinto que cada vez mais ela se interessa pelo nome do autor, quer saber se ele escreveu outros livros e vejo que sua curiosidade fica cada vez meia “complexa”.
Desafiador (já que agora faz parte das minhas obrigações me atualizar sobre a literatura infantil), mas simplesmente maravilhoso!

Tem alguma dúvida? Comente!

Faça um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


Todos os direitos reservados à Maternity Coach. CNPJ 25.462.996/0001-88 • Por FAPNET