fbpx

Preciso fazer o desmame do meu filho para ele dormir bem de noite?

8 de dezembro de 2016 por no assunto Amamentação, Comportamento do Bebê with 0 and 0

Esta é uma dúvida muito comum entre as mães que nos procuram com dificuldades no soninho do bebê. Nosso post de hoje é para falar sobre isso: de forma alguma o bebê precisa desmamar para dormir. Ele tem toda capacidade de entender a diferença entre comer e dormir. São habilidades diferentes, as duas de grande importância para o desenvolvimento da criança, portanto uma não deve prejudicar a outra.
Uma criança que se alimenta corretamente acaba dormindo melhor e vice-versa. Uma criança cansada, irritada, nervosa porque não dorme bem, pode ter dificuldade em mamar. Especialmente para os pequenos, em que o gasto energético da criança é grande durante a amamentação, ela precisa estar mais descansada para ter uma boa mamada e ter um desenvolvimento adequado.
Aqui na Maternity Coach incentivamos a amamentação em livre demanda especialmente nos primeiros 4 meses de vida e, a partir dos 4 meses, sugerimos que a mãe tente entender o padrão de mamada, fazendo uma agenda com os horários que seu filho se alimenta, observando atentamente o ganho de peso e o desenvolvimento com o pediatra e, se houver a liberação do médico, muitas vezes não há mais a necessidade de acordar o seu bebê de madrugada para alimentar. Porém, se ele acordar, ele deve ter sua necessidade atendida.

 

Enquanto a alimentação básica do bebê for leite, especialmente o materno que tem uma digestão mais rápida do que as fórmulas, o bebê deve receber sim alimento de madrugada. Mesmo depois da inclusão dos sólidos, a retirada da mamada de madrugada deve ser estudada. O pediatra deve avaliar se é possível e o despertar do bebê deve ser analisado, de forma a entender sua necessidade, ou seja, se seu filho come bem durante o dia e ainda acorda uma ou duas vezes de madrugada, mama e volta a dormir tranquilamente, ele pode sim estar com fome, e deve ser alimentado.
Uma dica para entender melhor a fome ou hábito da criança de madrugada é sempre avaliar a hora da mamada. Se seu bebê mamou bem, teve todas as refeições durante o dia e acorda de hora em hora de madrugada, provavelmente o motivo de todos estes despertares não é só a fome, então neste caso é necessária uma observação. Pode ser frio, calor, fralda suja, algum incômodo ou, mais comumente, as associações de sono como colo, embalo, chupeta e o adormecer mamando. Nesta situação, o ideal é ensinar seu filho com carinho, paciência e muita dedicação, a encontrar outras formas de conforto, dar ferramentas para que ele consiga voltar a dormir com menos ajuda.
É aí que nosso trabalho entra. Com observação, cuidado e métodos gentis de aprendizagem de sono, conseguimos ensinar as crianças a partir dos 4 meses a terem um sono de qualidade, sempre com muito respeito ao perfil da família, personalidade e necessidades da criança.
Dormir é tão importante quando mamar, portanto, com muito amor pelo bebê, conseguimos unir estas duas habilidades de forma que uma ajude o desenvolvimento da outra.
Conheça mais sobre nosso trabalho no www.maternitycoach.com.br e na nossa página do face www.facebook.com/maternitycoach


Todos os direitos reservados à Maternity Coach. CNPJ 25.462.996/0001-88 • Por Criativa 22