fbpx

Nosso blog

Inspire-se nas nossas dicas para o seu filho!

Porque as mães ficam MUITO exaustas!

Hoje o nosso texto não é exatamente sobre sono, mas sobre a exaustão das mães. Ninguém (absolutamente ninguém!) imagina o quanto ter um bebê em casa é lindo, mágico, desafiador… e exaustivo. Muitas vezes olhamos para aquele bebê tão pequeno, sentimos uma felicidade incrível, uma vontade de sorrir porém muitas vezes sentimos vontade de chorar, de gritar, colocar os sentimentos para fora.

Compartilho com a realidade de muitas mães cansadas, privadas de suas vidas e principalmente de seu sono, por isso o texto hoje é para aquelas pessoas que estão do lado de fora da situação, para que compreendam e nunca julguem uma mãe quando ela diz que está cansada, a ponto de ter um “ataque”.

– Bebês até os 4 meses (e muitos mais do que isso) não dormem a noite toda. NUNCA. Recém-nascidos dormem por duas ou com sorte por 3 horas seguidas sem precisarem acordar para uma troca de fralda ou amamentação. E quem faz isso? A mãe, é claro.

– Não existe um tempo de parada. A mãe não tem horário para as refeições, para seu banho e o horário de ir ao banheiro é ditado pelo cochilo do bebê. Tudo acontece de acordo com o tempo da criança. Tudo é feito da forma mais rápida possível porque ele pode despertar. Fazer uma ligação ou tomar um banho gostoso são conquistas que acontecem apenas de vez em quando. Para quem não tem filhos… já imaginaram se você só pudesse fazer xixi no trabalho quando o seu chefe dormisse? Pois é… na casa onde tem bebês é assim que funciona.

– Não tem férias. Bebês exigem atenção e dedicação 24 horas por dia, 7 dias por semana. Não tem sábado ou domingo, não tem 30 dias de férias ao ano (e muitas mães sonham com as férias mesmo que não fossem remuneradas!).  Sim, nossa recompensa é ter filhos lindos, amorosos, aquele sorriso impagável! Não estamos aqui tirando o mérito da maternidade, apenas falando sobre nossos desafios!

– A cabeça da mãe não para um minuto! Nunca achamos que estamos fazendo o suficiente. Se o bebê chora, já procuramos entender o que estamos fazendo de errado. A culpa é sempre nossa. O último pensamento é que o choro é uma forma de comunicação e logo procuramos solucionar o “nosso” erro.

– O bebê precisa ficar sempre impecável! A mãe pode passar dias sem pentear o cabelo, sem fazer as unhas e ir para a academia é um sonho distante. Porém sempre existe tempo para escolher uma roupinha linda para o bebê, cuidar do cabelinho, do cheiro, de tudo!

Estas são só algumas razões do nosso cansaço. Mesmo “largadas” no sofá enquanto o bebê dorme tranquilo ou fazendo um esforço enorme para assistir um filme ou jantar com o marido, as mães ainda conseguem sorrir de forma plena, estão com o corpo exausto e o coração feliz, uma mistura incrível de sentimentos que só a maternidade nos proporciona.

Ainda bem que tudo isso vale a pena… e quem não é mãe, pode perguntar isso para várias mulheres que entendem e encaram a maternidade com amor. Começamos a amar ainda mais nossas mães depois de termos filhos. Isso é um fato.


Todos os direitos reservados à Maternity Coach. CNPJ 25.462.996/0001-88 • Mantido por FAPNET
Fale no WhatsApp