fbpx

Por que o bebê fica muito tempo acordado de madrugada

Podemos chamar de 2 blocos de noite. Depois que adormece por algumas horas, o bebê fica muito tempo acordado de madrugada sem um motivo aparente.

O bebê parece bem. Não tem fome, incômodo, não chora. Mas também não dorme. Muitas vezes a criança tenta – muda de posição, pega a chupeta ou o dedo, procuram a naninha. Claramente a criança quer, mas não consegue dormir.

Já falamos aqui sobre os mecanismos do sono da criança, e conseguimos entender que o ritmo circadiano e a pressão de sono são fatores fundamentais no sono da criança.

O ciclo circadiano permite que os horários e sono e vigília sigam um padrão, e a a pressão de sono aumenta em decorrência das horas que a criança está acordada.

Quando está tudo fluindo bem, a criança faz bons cochilos e dorme a noite toda.

Quando ocorre essa quebra no sono noturno, a pressão de sono se separa do ciclo circadiano. Ou seja, a criança dorme por algumas horas e fica acordado por um tempo, esperando que essa pressão de sono aumente novamente.

Por isso a criança fica bem, já que, para o corpo dela (ritmo circadiano) é hora de ficar em vigília (acordado).

E por que isso acontece?

O bebê fica muito tempo acordado de madrugada por causa da soneca

Quando a criança entra em fase de transição de soneca (diminuição do sono noturno), ou em um pico de desenvolvimento, ou mesmo passando por uma regressão de sono, os cochilos geralmente passam a ser muito curtos.

Com isso, se não acontece o ajuste da rotina da criança e a família continua insistindo naquela quantidade de cochilos, ou se o momento da criança não é reconhecido como uma fase, para driblar o excesso de cansaço, essa criança começa a ir para a cama muito cedo (muitas vezes perto de 18h00).

Fazer isso alguns dias, não prejudica o sono da criança. Na maioria das vezes, só ajuda.

Porém, se isso acontece por vários dias (colocar a criança muito cedo para dormir), duas coisas podem acontecer – a criança passa a acordar mais cedo (por ter uma capacidade de sono que ela vai cumprir), ou vai ter a noite dividida.

Ela acorda no mesmo horário de manhã, mas passa um tempo acordada de madrugada.

O que nos leva então, para a segunda razão para a insônia acontecer…

O bebê fica muito tempo acordado de madrugada por dormir muito cedo

Como explicamos, dormir mais cedo alguns dias, não irá prejudicar o bebê, mas quando isso se torna uma regra, a consequência pode ser essa noite dividida em dois blocos, para compensar o sono.

Já falamos da pressão de sono certo? Então se a criança dorme cedo demais, essa pressão pode simplesmente acabar 2h da manhã e criança está preparada para algum tempo acordada, para só depois recuperá-la e reiniciar outro bloco de sono

O bebê fica muito tempo acordado de madrugada nos picos de desenvolvimento

Às vezes a criança passa um tempo acordada de madrugada porque quer praticar novas habilidades (engatinhar, andar, sentar).

Nesse caso, nossa dica aqui é estimular bastante a criança a praticar estas novas habilidades durante o dia, para que não haja esse impulso durante a madrugada.

Se acontecer, o melhor é deixar o seu pequeno, não interferir. Deixe que ele pratique e só atenda se ele chamar / pedir ajuda. Tentar ninar, alimentar ou levar a criança para a cama dos pais, pode criar hábitos que o bebê não tem, e que você não quer manter depois que o pico passar.

Para então resolver essa questão da noite dividida, primeiro procure a causa.

O bebê que passa por algum desconforto, e precisa ter sua noite interrompida, também pode desenvolver essa insônia.

Então avalie se é necessário fazer um ajuste de rotina, ou se é uma fase de pico de desenvolvimento, ou mesmo se seu filho precisa dormir um pouco mais tarde, e mão na massa!

É uma questão difícil para os pais e cuidadores, mas é algo que tem solução.

Se precisar de ajuda no processo, conte com a gente!

Todos os nossos processos de aprendizagem são feitos com carinho. Aqui ninguém vai deixar o bebê no berço chorando sem ser atendido.

Trabalhamos com persistência e orientação de qualidade. Pensando em famílias que precisam estabelecer uma rotina, nós escrevemos um manual, com um passo a passo de tudo que você precisa fazer para melhorar o sono do seu filho e ajustar o dia dele.

Temos diversos tipos de consultoria: personalizada, nossos cursos online com suporte personalizado (onde você pode tirar todas as suas dúvidas), atendimentos para dúvidas pontuais, e também o nosso Tripé do Sono Saudável, onde você entenderá tudo o que precisa saber para ajustar o sono do seu filho, sem deixar chorar sozinho no berço.

Faça um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.