fbpx

Nosso blog

Inspire-se nas nossas dicas para o seu filho!

Por que meu filho não dorme? Os mecanismos do sono da criança

Bebê com sono

O sono é regido por alguns mecanismos. Os mecanismos neurológicos (o ciclo de sono e as fases dentro deste ciclo), os biológicos (o ciclo circadiano e a pressão do sono) e os comportamentais (associações e forma como ele foi ensinado a dormir).

Por esse motivo, estes três mecanismos precisam estar alinhados, para que a criança durma a noite toda. Pensando nisso, nosso post de hoje foi especialmente preparado para que os pais consigam analisar com bastante cuidado as causas pelas quais a criança não mantém o sono.

Mecanismo Neurológico (ciclo de sono)

O bebê precisa ter a oportunidade de aprender a ligar os ciclos de sono, portanto se os pais ajudam a criança a voltar a dormir logo em um primeiro gemido, ela pode não desenvolver essa habilidade, e pode cada vez mais precisar de ajuda.

Mecanismo Biológico (ciclo circadiano e pressão de sono)

É importante observar as janelas de sono (tempo que a criança fica acordada) e fazer o possível para que a criança faça sonecas adequadas.

Tenha um ritual de soneca, observe as janelas de sono, tenha um ambiente adequado para a criança dormir e cuide para que a pressão de sono não aumente tanto (efeito vulcânico) de forma que ela sofra uma privação aguda de sono, e consequentemente estará fora do seu limite confortável de pressão de sono, ficando bem difícil a hora do adormecer.

As consequências de uma criança que não dorme de dia são diversos despertares, especialmente no começo da noite, ou mesmo a criança passa um tempo grande acordada no meio da madrugada.

Mecanismo comportamental (como ela sabe dormir)

Esse é provavelmente o mecanismo que mais mexe com o sono do seu filho. O bebê chega ao mundo sem saber dormir e os pais o ensinam a relaxar de alguma forma. Por exemplo a criança que dorme mamando e a mãe não consegue descansar porque de hora em hora o bebê precisa mamar. Ou a criança que dorme no colo mas chega em um determinado momento que ela está tão pesada que não há mais condições de fazer isso.

Nessa hora os pais começam a pesquisar o que estão fazendo de errado. Tente analisar com carinho esse mecanismo porque provavelmente a raiz do problema está aí. Comece a pensar na possibilidade do seu filho ir para a cama ainda acordado. Dessa forma, ele ira desenvolver ferramentas para conseguir manter o sono.

Se você conseguir entender o que atrapalha o sono da criança, já é um grande avanço. Se mesmo com todos os esforços você não consegue mudar o sono do seu filho, procure ajuda! Com carinho, amor e paciência, é possível mudar o padrão de sono da criança para que ela durma as horas necessárias, dentro de sua capacidade, sem precisar desmamar nem deixar chorando até dormir.

Escreva para a gente e conte com a ajuda da Maternity Coach para ensinar seu filho a dormir bem!

Tem alguma dúvida? Comente!

Faça um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


Todos os direitos reservados à Maternity Coach. CNPJ 25.462.996/0001-88 • Mantido por FAPNET
Fale no WhatsApp