fbpx

Nosso blog

Inspire-se nas nossas dicas para o seu filho!

Por que meu filho chora tanto!

Criança chorando com sono

Um dos posts mais lidos do nosso blog é esse sobre o choro do bebê e sabemos que essa é uma preocupação que atinge a maioria das famílias, que querem entender o choro para atender a necessidade do bebê rapidamente.

Algumas pessoas garantem que, de acordo com o som do choro, você é capaz de perceber qual é a necessidade do seu filho. Minha opinião pessoal é que isso é bastante difícil, especialmente se o choro vai se tornando intenso, ele parece sempre igual, e desesperador.

Mesmo entendendo que as crianças choram como uma forma de comunicação, para a maioria das famílias, o choro é uma forma de expressar sofrimento, ou seja, se está tudo perfeito para o bebê, ele não deve chorar. Alguns estudiosos discordam disso. Para Marc Weissbluth, MD, um renomado pediatra de Chicago, estudioso do sono infantil e autor do livro Healthy Sleep Habits, Happy Child, “Bebês choram como os pássaros voam, isso faz parte de ser quem eles são”, ou seja, o choro é algo normal na vida das crianças.

Segundo Ron Barr, PhD, um professor especialista em choro da área de pediatria da University of British Columbia, alguns choros são impossíveis de descobrir a causa e bem difíceis de serem contidos. Neste caso, a dica dele é esperar, sempre perto do seu filho (de preferência com ele no colo) para que naturalmente este choro vá diminuindo até que pare completamente.

Para ajudar os pais, estas são algumas dicas para descobrir a causa do choro do bebê especialmente os que tem menos de 8 meses:

– Se a última mamada ocorreu há mais de 2 horas, pode ser que ele esteja com fome.

– Se está acordado há mais de 120 minutos, provavelmente está cansado.

– Veja também se a roupa que seu bebê veste é adequada para a temperatura e se ele está confortável.

– Seu filho está muito nervoso? Jogando os brinquedos, gritando, inconsolável? Ele pode estar muito estimulado então o ideal é tirar do ambiente que ele está, levar para um lugar mais calmo e tentar diminuir o nível de energia.

– Outra dica importante é verificar os movimentos do seu filho – ele se contorce? Encolhe as pernas? Esse choro forte acontece sempre no mesmo horário? Estes são indícios de que ele pode ter cólica, gases ou algum outro incômodo. Geralmente neste choro de dor, os bebês ficam também um pouco vermelhos.

O choro excessivo pode mexer muito com o psicológico da família que cuida do bebê, então é importante entender que chorar faz parte da vida e do desenvolvimento da criança. Se a situação está insustentável, a dica do Ron Barr, PhD, é que você deixe o bebê no berço por alguns instantes, se afaste e depois volte para resolver a situação. Segundo ele, alguns instantes não serão causadores de nenhum dano psicológico para a criança e é importante que os pais estejam calmos para conseguir controlar o choro da criança.

Muitas vezes a falta de sono é o principal motivo do choro do bebê. Se seu filho apresenta sinais de sono o dia todo, fica muito irritado, tem olheiras, não consegue se alimentar direito, ele pode precisar de mais qualidade de sono. Um bebê no primeiro ano de vida deve dormir de 12 a 16 horas por dia, de acordo com a Academia Americana de Pediatria. Se seu filho faz menos de 12 horas e apresenta este comportamento, é importante verificar as causas e com carinho e paciência, ensinar hábitos mais adequados para aumentar o tempo de sono do bebê e consequentemente dar mais qualidade de vida para ele.

 

1 Comentário

Comments are closed.


Todos os direitos reservados à Maternity Coach. CNPJ 25.462.996/0001-88 • Por FAPNET