fbpx

Nosso blog

Inspire-se nas nossas dicas para o seu filho!

Por que meu filho acorda sempre 4h da manhã?

Será fome? Frio? Calor? Regressão de sono? Dente? Uma das perguntas que mais recebo por aqui é: Por que meu filho acorda sempre 4h da manhã?

Na verdade pode ser sim uma das alternativas acima que você pode controlar, com roupas, cuidados ou alimentação, mas nem sempre é tão simples assim. O sono dos bebês é um assunto bem complicado!

A criança está sempre aprendendo coisas novas. Seu cérebro passa por mudanças significativas frequentemente e as soluções para as questões do sono nem sempre são óbvias, e por isso podem ser um grande desafio.

E o que acontece 4h da manhã?

Cerca de 2 a 3 horas antes de acordarmos, nosso corpo começa a liberar o cortisol, hormônio de vigília, que eleva o batimento cardíaco e estimula o sistema nervoso. Isso acontece para que a gente consiga acordar com mais facilidade.

Então vamos pensar que o corpo já começa a se preparar para o dia.

Lembram da hora da bruxa quando a criança apresenta sinais de sono quando o dia termina? Então, aí é o efeito da melatonina, hormônio indutor do sono. Se deixarmos, muitas crianças dormem 17h30 / 18h, mas é apenas uma preparação do corpo para dormir. O mesmo acontece com o cortisol, o corpo se prepara para acordar, mas o ideal é que continue em estado de sono.

Além disso, a quantidade de sonhos aumenta um pouco, o que deixa o sono da criança ainda mais superficial.

Então a criança que acorda entre 6h e 7h, ela termina um ciclo de sono e fica em um estado de sonolência. Quando ela não tem habilidade de dormir sozinha, o despertar é quase certo, além da dificuldade em voltar a dormir, já que o hormônio que começou a ser liberado no corpo é o de vigília, não o de sono.

E como ajustar tudo isso?

Aumentar a liberação da melatonina vai te ajudar muito!

Conseguimos isso expondo a criança a luz natural durante o dia e diminuindo o ritmo dela e das luzes pelo menos uma hora antes do sono.

Evite telas, porque elas estimulam também a produção do cortisol.

Deixe o quarto do seu filho o mais escuro possível, assim, em eventuais despertares ele vai saber que ainda está na hora de manter o sono.

Além disso, ensinar o seu filho a entrar no sono sozinho vai causar um grande impacto no comportamento dele de noite. Afinal, não conseguiremos evitar o despertar. Todos nós, adultos e crianças, acordamos de noite.

O que temos que incentivar, é que a criança saiba voltar ao sono sem precisar de ajuda, com segurança e tranquilidade.

Seu filho dorme mal, tem despertares noturnos, sonecas curtas, chora para dormir? Escreva para a gente no maternitycoach@maternitycoach.com.br e saiba mais sobre o método de aprendizagem de sono da Maternity Coach. Testado e aprovado por milhares de famílias! Faça parte também desse grupo de pessoas que curtem a maternidade, já que estão descansados depois de noites tranquilas e restauradoras!

Tem alguma dúvida? Comente!

Faça um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


Todos os direitos reservados à Maternity Coach. CNPJ 25.462.996/0001-88 • Mantido por FAPNET
Fale no WhatsApp