fbpx

Nosso blog

Inspire-se nas nossas dicas para o seu filho!

Por que mãe sente TANTA culpa??

Mãe tem uma capacidade fora do normal de se sentir culpada por tudo que acontece na vida do seu filho. Está certo que quando o bebê é muito pequeno nós somos sim responsáveis por TUDO que acontece com aquele pequeno ser, mas… este sentimento não deveria diminuir com o crescimento da criança? Talvez sim, mas não diminui. 
Mãe se culpa por passar pouco tempo com os filhos ou por passar tempo demais e sufocar a criança, por brincar pouco ou por brincar muito e mimar demais o rebento, por dar comida demais ou de menos, por deixar dormir muito ou ter que acordar a criança muito cedo, comprar muita coisa ou não comprar nada… enfim, poderia fazer um texto de 10 páginas com a montanha de cobrança que colocamos nos nossos ombros.
Meu post hoje é para aliviar um pouco as mamães. Sei que é bem difícil controlar as emoções mas sempre devemos lembrar que além de mães temos muitos outros papéis (menos importantes, é claro) na nossa vida: donas de casa, esposas, filhas, funcionárias… e nem sempre conseguimos ser perfeitas e às vezes as coisas não acontecem como esperamos. 
Criar um filho é um aprendizado diário. Muitas vezes não sabemos como agir e precisamos de ajuda. Se a culpa deve vir de um erro, como podemos errar tanto quando não sabemos o que fazer? É um dilema mas o melhor jeito de pensar é que nossas tentativas são sempre de fazer o melhor e portanto não devemos sentir culpa. São caminhos (nem sempre os mais fáceis) que optamos na criação dos filhos. É o que achamos certo!
Certa vez li este alerta da psicóloga Olga Inês Tessari: “A culpa só existe quando você faz algo propositalmente para prejudicar, ferir ou magoar alguém”.  Alguma mãe faz isso? Eu não acredito…
O importante é sempre darmos o melhor para nossos filhos e procurarmos ajuda quando for necessário. Um blog que indico para as mamães lerem sobre o relacionamento pais e filhos quando se sentirem culpadas por algum motivo é o Aprendizagem Humana. No meu caso, ajudou muito…

Tem alguma dúvida? Comente!

Faça um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


Todos os direitos reservados à Maternity Coach. CNPJ 25.462.996/0001-88 • Por FAPNET