fbpx

Nosso blog

Inspire-se nas nossas dicas para o seu filho!

O Sono do Recém-Nascido – Parte 3

Dando continuidade na nossa série de textos sobre o sono do recém-nascido, hoje vamos falar de um assunto muito importante para as mães – como minimizar os riscos da morte súbita.

Apesar de não existirem estudos que mostram as causas da SIDS, existem várias medidas que os pais podem adotar para diminuir bastante os riscos de isso acontecer. Algumas destas medidas inclusive devem ser tomadas durante a gravidez!

– Tenha um excelente pré-natal, não use drogas, álcool e não fume durante a gestação;

– Coloque sempre o seu bebê para dormir de barriga para cima. Este cuidado deve ser tomado até que seu bebê consiga se desvirar com facilidade. A cabecinha virada de lado;

– Não use travesseiros, lençóis para cobrir o bebê, bichos de pelúcia ou cobertores. Tente adequar a temperatura do seu bebê com as roupinhas ou use no máximo uma manta leve sempre abaixo das axilas;

– Nos primeiros meses, evite que visitas peguem o seu bebê sem a correta higienização das mãos;

– Mantenha seu bebê longe dos fumantes;

– Fique atenta à temperatura. O quarto do bebê não deve ficar nem muito frio, nem muito quente. A temperatura deve ser agradável para um adulto.

– Evite os protetores de berço, especialmente os mais grossos ou que possuem enfeites para dentro do berço. Se fizer questão de usar, opte por modelos mais firmes e finos.

 

Como consultora de sono, indico que nos dois primeiros meses o bebê durma ao lado da mãe, em um berço ao lado da cama ou que mãe durma em uma cama auxiliar no quarto do bebê, assim certamente será possível observar mais atentamente se seu bebê precisar de ajuda durante a madrugada.

Se o seu bebê tem mais de 4 meses e mesmo assim possui dificuldades para dormir, tem o sono agitado, acorda de hora em hora ou faz sonecas curtas (de 20 ou 30 minutos), talvez seja a hora de procurar ajuda para dar mais qualidade de sono para ele. Faça uma agenda diária, perceba os sinais de sono, os melhores horários para dormir, observe tudo que pode prejudicar o sono do seu bebê e portanto necessita de mudanças.

Para saber mais sobre a consultoria de sono infantil aqui da Maternity Coach, me escreva no michelemelao@maternitycoach.com.br

1 Comentário

Comments are closed.


Todos os direitos reservados à Maternity Coach. CNPJ 25.462.996/0001-88 • Por FAPNET