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O Sono do Recém-Nascido – Parte 2

Semana passada começamos uma série de textos sobre o sono do recém- nascido. Neste texto aqui falamos sobre o funcionamento do sono e quando ele pode começar a se estabilizar.

Hoje vamos falar sobre os ciclos de sono do recém-nascido. Assim como os adultos, cada ciclo de sono dos bebês passa por períodos de semiconsciência, sono leve, o sono com sonhos (também chamado de sono REM que em inglês quer dizer rapid eye moviment) e finalmente o sono profundo. Quando o bebê emenda um ciclo de sono no outro, imediatamente após o sono profundo, inicia-se um novo ciclo.

Um ciclo de sono tem uma duração de aproximadamente 50 minutos e por isso, muitos bebês despertam após ficarem dormindo por este tempo, especialmente quando falamos das sonecas.  Uma boa estratégia para que seu bebê descanse um pouco mais é ficar ao lado dele para que após o sono profundo, você ajude para que de alguma forma (com carinho, um pouco de balanço ou colo) ele inicie um novo ciclo de sono.

Nas fases do ciclo está a explicação do sono tão leve do bebê. Veja que apenas uma parte deste ciclo é de sono profundo enquanto as outras etapas são de sono leve. O sono dos sonhos (REM) é uma fase onde o despertar acontece frequentemente, e estudos mostram que os bebês tem cerca de 50% do sono nesta fase do sono de sonhos.  Para os prematuros, este percentual pode chegar a 80%. Isso acontece para que a criança “arquive” as experiências diárias e para que se desenvolva adequadamente.

Somente aos 3 anos este percentual diminui e a igualdade com o sono dos adultos (que é cerca de 20%) vai acontecer após os 10 anos.

É fácil perceber em que fase do sono seu bebê está. No sono dos sonhos, você pode perceber o movimento dos olhos do bebê embaixo das pálpebras e o bebê fica mais agitado (pode falar, sorrir ou mesmo chorar). Na fase de sono profundo o bebê fica mais quieto, com respiração regular e profunda.

Se o seu bebê tem mais de 4 meses e mesmo assim possui dificuldades para dormir, tem o sono agitado, acorda de hora em hora ou faz sonecas curtas (de 20 ou 30 minutos), talvez seja a hora de procurar ajuda para dar mais qualidade de sono para ele. Faça uma agenda diária, perceba os sinais de sono, os melhores horários para dormir, observe tudo que pode prejudicar o sono do seu bebê e portanto necessita de mudanças.

Para saber mais sobre a consultoria de sono infantil aqui da Maternity Coach, me escreva no michelemelao@maternitycoach.com.br

 

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