fbpx

O Sono do Recém-Nascido – Parte 1

1 de outubro de 2015 por no assunto Comportamento do Bebê, Sono do Bebê de 0 a 3 meses with 4 and 0

E hoje vamos começar uma série de 4 textos falando sobre o sono do recém-nascido.

Recebo muitos pedidos das mães com bebês bem pequenos com dificuldades para dormir. Mas será mesmo que o bebê não dorme ou as expectativas dos pais quanto ao sono dos bebês é muito diferente do que realmente acontece?

No post de hoje, vou falar sobre como funciona o sono do bebê do nascimento aos 2 meses. Nos próximos posts vamos tratando de outros assuntos sobre o sono nesta fase tão desafiadora.

 

Como funciona o sono do recém-nascido?

Dentro do útero da mamãe, o ambiente é barulhento e escuro. Não há dia e noite e o bebê dorme e acorda quando quer e isso não faz a menor diferença. Ao nascer, o padrão de sono do bebê continua o mesmo – não existe dia e noite para o sono. E qual é a boa notícia? O bebê dorme muito nesta fase, cerca de 17 horas dentro das 24 horas do dia! Praticamente os bebês só ficam acordados para higiene e alimentação, deixando algum tempo para descanso dos pais.

 

Quando o sono do recém-nascido começa a regular?

A partir do primeiro mês de vida você já pode começar a ensinar as diferenças entre dia e noite para conseguir construir bons hábitos de sono para o bebê. Não deixe para seu bebê regular naturalmente o sono porque os problemas começam por aí. Além disso, tenha a partir dos 2 meses horários para comer, dormir, fazer as atividades. Respeite o tempo do seu bebê, a hora das sonecas, a hora de acordar e de dormir. Certamente isso vai ajudar a regular o relógio interno dele para que tenha qualidade de sono e se alimente bem.

 

Quando os pais poderão dormir a noite toda?

Aqui é um ponto importante. A expectativa. Até os 2 meses o bebê ainda deve acordar a cada 3 horas para mamar. Dos 3 aos 4 meses, consideramos uma noite “inteira” de sono quando o bebê consegue dormir por 5 horas seguidas. Dos 4 aos 6 meses, o bebê ainda pode acordar uma ou duas vezes de madrugada para mamar. Mas este é um padrão comum, quando o bebê reconhece a diferença entre o dia e a noite e tem bons hábitos de sono.

 

Se o seu bebê tem mais de 4 meses e mesmo assim possui dificuldades para dormir? Ele tem o sono agitado, acorda de hora em hora ou faz sonecas curtas (de 20 ou 30 minutos)? Talvez seja a hora de procurar ajuda para dar mais qualidade de sono para ele. Faça uma agenda diária, perceba os sinais de sono, os melhores horários para dormir. Observe tudo que pode prejudicar o sono do seu bebê e, portanto, necessita de mudanças.

 

Para saber mais sobre a consultoria de sono infantil aqui da Maternity Coach, me escreva no maternitycoach@maternitycoach.com.br

 

4 Comments

Comments are closed.


Todos os direitos reservados à Maternity Coach. CNPJ 25.462.996/0001-88 • Por Criativa 22