fbpx

Nosso blog

Inspire-se nas nossas dicas para o seu filho!

O sono do filho mais velho com a chegada do irmão

Existem algumas coisas que podem atrapalhar o sono da criança e uma delas é a chegada de um irmão. Mesmo para as crianças que dormem muito bem, a atenção dos pais e dos familiares para o novo membro da família e principalmente a mudança da rotina pode ser motivo do seu filho começar a despertar de madrugada e o principal motivo da mudança no sono, certamente é chamar atenção dos pais.

No post de hoje queria dar dicas para os pais passarem por esta situação com mais tranquilidade.

  • Faça uma festa do irmão mais velho! Convite algumas (poucas) pessoas para celebrar o fato do seu filho ter virado o irmão mais velho. Um pequeno bolo e algo que seu filho goste de comer, além de uma lembrança, podem ajudar muito, já que seu filho certamente se sentirá importante e valorizado. Sua casa receberá visitas onde o centro das atenções será o bebê, então esta primeira comemoração pode fazer seu mais velho passar por este momento com muito mais tranquilidade.
  • Mantenha a rotina de sono com o mais velho. Muitas vezes é necessário fazer ajustes nos horários para encaixar mamadas e dividir a atenção com o pequeno, mas especialmente se você tiver ajuda, tente fazer o ritual de sono com seu filho mais velho. A chegada no novo irmão significa perder um pouco a atenção dos pais, então ter um tempo antes do sono com seu filho pode ser de grande ajuda para que ele não precise de você de madrugada.
  • Deixe seu filho mais velho “participar” dos cuidados do pequeno. Peça ajuda em uma troca, deixe que seu filho escolha o pijama e a roupa do irmão, ajude (o quanto possível) no banho. Deixar seu filho fazer algumas escolhas quanto ao novo irmão também pode fazer com que ele se sinta importante, participativo e isso pode evitar alterações grandes no comportamento.
  • Aumente os elogios para seu filho. Muitas vezes ele irá fazer coisas para chamar a sua atenção, então quando algo de bom acontecer, incentive e diga o quanto ele é importante.
  • Se ele começar a ir para o seu quarto, chamar ou chorar de madrugada, atenda rapidamente, mas o leve de volta para o quarto. Abrir exceções esta hora pode criar um padrão de sono que depois será difícil de tirar, já que a mãe estará certamente cheia de tarefas, muitas vezes cansada, então vale muito a pena um esforço de noite para manter os hábitos do seu filho mais velho.

Por último, converse sempre com seu filho e explique a situação. Muitas vezes achamos que as crianças não vão entender, mas uma boa conversa pode fazer uma diferença enorme. As crianças são incríveis, surpreendentes e muito adaptáveis na maioria das vezes, então uma boa conversa e um pouco de atenção no fim do dia já são atitudes que irão ajudar seu filho a manter um bom comportamento de sono.