fbpx

Nosso blog

Inspire-se nas nossas dicas para o seu filho!

O Reflexo de Moro e o Sono do Bebê

Especialmente nos primeiros 3 meses, o reflexo de moro é uma das principais causas da dificuldade do bebê dormir. Qual mamãe nunca experimentou a situação onde o bebê está dormindo profundamente no colo e quando é colocado no berço, ele abre os braços e acorda assustado?

Este é o reflexo de moro, que é uma resposta do sistema nervoso do bebê, e é fundamental para o crescimento da criança.

Acontece quando o bebê encosta as costas em uma superfície ou quando há o movimento da superfície onde ele está, fazendo com que o bebê perca a sensação da segurança que a limitação do espaço físico promove, ele tem a sensação de que vai cair.

Nosso post de hoje é para dar dicas. Como as mães podem amenizar esta dificuldade em colocar o bebê no berço?

  • Bebês até 3 ou 4 meses precisam de muita segurança para dormir. Portanto, aproveite o momento e dê bastante colo, carinho, aconchego. O cheiro da mãe, seu batimento cardíaco, o leite materno e todo contato que a mãe oferecer vai ajudar o bebê a dormir;
  • Bebês nesta fase gostam muito da limitação do espaço físico. Portanto, o uso de um cueiro pode ser muito útil. Lembrando que o bebê não precisa ficar no cueiro o dia todo. Entretanto, é interessante usar na hora de dormir, para que ele não sinta tanta diferença entre o colo e o berço;
  • Embale calmamente o seu bebê, enrolado em um cueiro, antes de colocá-lo no berço;
  • Um banho relaxante (a dica aqui é usar um ofurô – banho de balde) no fim do dia pode ajudar muito no relaxamento do bebê;
  • A luminosidade pode atrapalhar o sono do bebê. Portanto, escureça bastante o ambiente para o sono noturno e exponha seu bebê à luz natural durante o dia. Isso ajudará para que ele entenda a diferença entre o dia e a noite.
  • Além disso, é bastante interessante dormir no mesmo ambiente do bebê até pelo menos os 4 meses de vida. A sugestão é usar um berço acoplado à cama, um berço portátil ou moisés. Dessa forma o bebê pode dormir por mais horas, porque está tranquilo e em segurança.

Além do reflexo de moro, você sabe quais são os outros reflexos do bebê recém-nascido?

O reflexo de busca, onde o bebê vira o rostinho ao ser tocado na bochecha, é um. O outro é o de sucção, que é o movimento que ele faz quando algo é colocado em sua boquinha – mamilo da mãe, mamadeira ou chupeta.

A marcha reflexa, onde colocado em pé com apoio nas axilas, o bebê ergue a perninha como se fosse andar.

A preensão palmar, quando o bebê consegue segurar o dedo da mãe com força.

Reflexo tônico-cervical, quando o médico gira a cabecinha do bebê, ele estende um braço e dobra o outro.

Apesar de não haver padrão de sono nesse comecinho de vida, muitas crianças começam a ter dificuldades de sono a partir dos 4 meses, época da primeira regressão de sono.

Precisa de ajuda? Muitos bebês não tem facilidade para adormecer e precisam de muita ajuda. Se seu bebê tem mais de 4 meses e ainda apresenta muitas dificuldades para dormir, aqui na Maternity Coach nós podemos te ajudar. Nosso planos são pensados sempre baseados em métodos bastante gentis. Procuramos evitar o choro, preservamos a amamentação e ensinamos o bebê a dormir com muito carinho, amor, paciência, toque e amparo. 


Todos os direitos reservados à Maternity Coach. CNPJ 25.462.996/0001-88 • Mantido por FAPNET
Fale no WhatsApp