Provavelmente você já ouviu falar em diversos alimentos que atrapalham o sono, que são muito estimulantes e que devem ser evitados na dieta das crianças especialmente no fim do dia.
Os mais comentados:
- Açúcar refinado
- Café
- Chocolate
- Refrigerantes
- Frituras
Entretanto, existem alguns alimentos que causam um efeito sedativo no cérebro, e que ajudam muito no relaxamento e aumentam a sonolência. São alimentos que contém triptofano, um aminoácido que, além de sintetizar a proteína, produz também serotonina, um neurotransmissor que regula humor, sono, apetite, ritmo cardíaco, temperatura corporal, sensibilidade a dor, movimentos e por onde a melatonina é fabricada.
Alguns alimentos possuem alto teor de triptofano:
- Banana
- Abacate
- Trigo e aveia
- Folhas verdes
- Nozes
- Ovo
É importante ressaltar que o triptofano sozinho não será suficiente para deixar seu filho mais relaxado. Ele precisa ser combinado com carboidratos saudáveis, para ocorrer a liberação da insulina que ajuda o triptofano chegar ao cérebro para promover a sonolência.
Portanto a alimentação tem grande influência na qualidade do sono e, por isso, além de evitar os alimentos que prejudicam o sono, é importante procurar os que vão ajudar a melhorar a noite do seu filho.
Se seu filho tem problemas de sono, dificuldade para adormecer, acorda muitas vezes de madrugada e você quer saber mais sobre a consultoria de sono, nos escreva no maternitycoach@maternitycoach.com.br para que possamos te ajudar a criar hábitos saudáveis e garantir boas noites de sono para sua família.