fbpx

O guia definitivo sobre o reflexo de moro

O bebê nasce com vários reflexos, porém o mais conhecido (e aparentemente o vilão do sono) é o reflexo de moro.

O bebê está dormindo no colo da mãe e quando é feita a tentativa de colocar em qualquer outra superfície ele leva um “susto” e acorda chorando. Você reconhece essa situação?

O que é o reflexo de moro?

É também conhecido como o reflexo do sobressalto, e mostra que o sistema nervoso do bebê está se desenvolvendo adequadamente.

É uma resposta biológica à estímulos novos no ambiente da criança. Ela estica os braços e pernas, muitas vezes chora, mas o bebê também pode fazer esse movimento e não se assustar, ele pode apenas emitir algum som.

Por que o reflexo de moro acontece?

É uma resposta involuntária do sistema nervoso do bebê.

Quando o bebê muda de ambiente (sai por exemplo do colo para ser colocado no berço), ele tem uma sensação de queda livre, por isso a reação corporal e a insegurança.

Esse reflexo acontece porque soa um alarme para o bebê, um instinto primitivo de sobrevivência, que surge para que ele consiga voltar para uma situação mais confortável, como o colo da mãe.

Além de acontecer quando o bebê sai do colo, esse reflexo também é comum com mudanças repentinas dos estímulos do bebê como por exemplo:

  • Barulhos altos e inesperados;
  • Mudanças bruscas na intensidade de luz;
  • Um toque inesperado no bebê;
  • Mudar o bebê de uma superfície para outra.

Quanto tempo ele dura?

Esse reflexo é muito comum em recém-nascidos, até 3 meses, e geralmente desaparece entre 4 a 6 meses.

Nessa fase (6 meses), os músculos do pescoço do bebê ficam mais fortes, o que significa um melhor equilíbrio e uma maior capacidade de se sustentar.

Como ajudar o bebê?

Apesar de sabermos que o reflexo de moro é parte do desenvolvimento da criança, é muito frustrante quando você faz seu filho dormir (e isso pode dar muito trabalho!) e assim que ele sai do colo o “susto” acontece e ele começa a chorar.

Todo trabalho perdido… então estas dicas vão te ajudar a minimizar os efeitos desse reflexo:

  • Ao colocar o bebê no berço, segure o bebê próximo ao seu corpo até que ele toque o colchão;
  • Tenha certeza que as costas do bebê estão completamente encostadas na superfície do berço antes de tirar dos seus braços;
  • Use um cueiro – limitar os movimentos do bebê vai ajudar, pois mesmo que ele tiver o reflexo, ele estará com seus bracinhos presos;
  • Acalme o bebê colocando a mão no seu peito assim que ele deitar. Ele vai ficar mais calmo sabendo que você está por perto;
  • Use o cueiro para dormir mas não o dia todo. Tenha momentos do dia em que seu filho pratique movimentos com braços, pernas e pescoço. Isso dará mais força para que ele trabalhe a força corporal e o equilíbrio e consequentemente fique livre do reflexo de moro mais rápido.

E se meu filho não apresentar o reflexo de moro?

Como falamos, o reflexo é uma demonstração que o sistema nervoso do bebê está em pleno desenvolvimento. Se seu filho nunca apresentar esse reflexo, é importante procurar o pediatra, para que ele faça uma avaliação de todos os reflexos do bebê, inclusive do de moro, para ter certeza que está tudo certo com o seu pequeno.

Esperamos que esse guia te ajude a passar por essa fase.

Quer mais informações como essa sobre o recém-nascido? Baixe aqui nosso e-book sobre o sono do bebê e receba nossa newsletter com informações importantes sobre o sono dos pequenos.

Muitas pessoas precisa de bastante ajuda nessa fase, que realmente pode ser muito desafiadora. Pensando nestas mães, nós fizemos um curso online sobre o sono do bebê com suporte personalizado. É isso mesmo.

O curso é online, mas o suporte é direcionado para o seu bebê! Por 4 meses você tem acesso ilimitado aos vídeos e material do curso além do apoio de 2 consultoras para te ajudar com as questões de sono do SEU filho!

Não tem resposta pronta, comunidade, FAQ ou equipe para responder suas dúvidas. São só as duas consultoras, especialistas em sono, que vão te acompanhar por esse período.

Você tem acesso ao curso 24 horas por dia, 7 dias por semana, para que você consiga fazer no seu tempo e você pode assistir quantas vezes quiser.

Não sofra com o sono do seu bebê. Peça ajuda! Há mais de 6 anos no mercado, já transformamos a vida de milhares de famílias. Aqui você pode ver muitos depoimentos sobre o trabalho da Maternity Coach. Venha fazer parte da nossa família!

Faça um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.