fbpx

Nosso blog

Inspire-se nas nossas dicas para o seu filho!

Meu filho só tira sonecas curtas!

Recebemos diariamente mensagens de mães preocupadas com as sonecas do bebê, então se seu filho faz sonecas de 20/30 minutos, você não está sozinha.

Hoje vamos falar sobre a duração deste sono, para que vocês possam ter expectativas reais sobre este assunto que deixa as mães exaustas (e os bebês também!).

Algo muito importante é que muitos bebês só conseguem fazer sonecas mais longas após os 5/6 meses, de acordo com seu desenvolvimento e amadurecimento. Antes disso, é bastante comum que os bebês façam sonecas de 30 minutos e precisem de (muita) ajuda para dormir.

Este prazo dos 5 ou 6 meses é também relativo. Algumas crianças conseguem esticar o sono mais rápido, outras só conseguirão fazer isso aos 8 / 9 meses.

Geralmente soneca que se desenvolve melhor é a primeira. Com uma janela de sono mais curta do que as outras durante o dia (tempo entre o acordar e a soneca) seu filho passa a fazer este sono um pouco mais longo, ajudando muito na duração dos outros cochilos. Muitas vezes quando o primeiro sono é ruim, os outros também ficam muito curtos, deixando a criança bastante irritada no fim do dia.

Uma soneca precisa durar pelo menos 1 ciclo de sono (40 / 50 minutos).

Uma soneca de 1 hora já é considerada uma boa soneca.

Quando o bebê consegue fazer 90 a 120 minutos de soneca, está excelente.

Alguns bebês ficam bem com sonecas de 40 minutos. Mas como saber se seu filho precisa de um sono mais longo do que isso? Provavelmente seu bebê precisa dormir mais se:

– Quando está no colo ou dormindo com alguém, ele consegue esticar as horas de sono;

– Se ele passa o dia com sinais de sono;

– Se entra no carro e adormece imediatamente;

– Se chega ao final do dia extremamente irritado.

Muitas vezes seu filho pode estar “escolhendo” dormir pouco, porque provavelmente ele quer interagir com as outras pessoas, brincar e dormir não é muito interessante, mas se ele precisar de mais sono do que está fazendo, ele irá apresentar um comportamento que mostrará isso.

Apesar disso ele também pode estar em uma fase da vida onde ele não consegue dormir mais do que 40 minutos, mas ficará bem, se alimentará direito e o desenvolvimento estará adequado.

Geralmente bebês com mais de 6 meses, que fazem sonecas muito curtas (menos de 30 minutos) têm um sono da noite bastante agitado então ajudar seu bebê a ter formas de auto conforto durante o dia é bastante importante. Sempre sugiro trabalhar primeiramente o sono noturno, depois as sonecas, já que um sono de qualidade de noite pode ajudar no bom sono do dia. Um bebê que dorme 11 horas direto de noite, provavelmente precisará de menos sono durante o dia do que um bebê que dorme apenas 9 horas.

1 Comentário

Comments are closed.


Todos os direitos reservados à Maternity Coach. CNPJ 25.462.996/0001-88 • Por FAPNET