fbpx

Nosso blog

Inspire-se nas nossas dicas para o seu filho!

Meu filho não gosta do berço!

Soneca no berço

A mãe faz de tudo para que o filho se sinta confortável no berço, ela arruma o quarto com antecedência, pensa em cada detalhe.

Mas não adianta, é só o bebê ir para o berço e o choro começa! Você reconhece essa situação?

No post de hoje, vamos falar sobre isso e você pode descobrir que não há nada de errado com esse local para dormir… aliás, ele é sempre o lugar mais seguro para um bebê fazer os cochilos do dia e também passar a noite!

Mas então qual é o problema??

Seu filho não sabe dormir no berço!

Já parou para pensar que dormir no berço faz parte de um processo de aprendizado? Nós logo ensinamos o bebê a dormir no colo, sendo ninado, com um contato corporal enorme e de repente esperamos que ele saiba o que fazer quando vai para o berço. Não é dessa forma que funciona.

Assim como andar, escrever, tirar a fralda, tudo é uma questão da criança aprender. Por isso quanto antes você começar a colocar o seu bebê ainda acordado no berço, para que ele entenda que ali é um lugar onde se dorme, mais fácil será a aceitação dele pelo bercinho.

A posição que o bebê fica no berço pode ser desconfortável!

Bebês com refluxo, cólica, gases ou outros incômodos, quando ficam nessa posição horizontal, podem sentir mais incômodo. No colo ou no carrinho, eles ficam mais contidos, podem dobrar as perninhas, e isso ajuda no desconforto. Use ninho ou outra técnica segura para limitar o espaço do bebê, para que o berço não seja associado a um lugar onde ele não se sinta bem.

Os pais tem medo do berço!

Sim, já ouvi diversos familiares me falando: “tenho medo de colocar no berço porque ele vai acordar!”. Bebês são esponjas e eles sentem tudo! Tenha segurança, mostre para seu filho que o berço é um lugar agradável, não tenha medo de usar o berço. Isso acontece especialmente em famílias onde o bebê divide o quarto (ou mesmo a cama) com os pais e um dia essa transição do quarto dos pais para o da criança acontece.

É muitas vezes mais difícil para o pai e a mãe do que para o bebê.

Os pais ensinaram o bebê que o berço é um lugar ruim!

Isso soa bastante rude, mas pode ser uma verdade. E por que?

  • O berço é um lugar seguro, então muitas vezes um adulto está sozinho com a criança e precisa fazer alguma coisa urgente. Mesmo que o bebê chore, o colocamos lá por alguns minutos para resolver algo urgente, criando uma associação negativa com o local;
  • No cansaço, o bebê é deixado chorando no berço porque os pais / cuidadores estão no limite da exaustão – nesse caso o bebê associa o berço como a “caixa do castigo”.
  • O bebê apenas reclama, muitas vezes nem chega a chorar e os pais / cuidadores tiram a criança correndo do local. Isso dá a clara mensagem de que lá não é bom ficar, que rapidamente, por qualquer motivo, a criança deve ser tirada do berço.

Então a sugestão é tomar cuidado com as respostas que damos para o choro da criança, a forma como tratamos esse berço, como lidamos com o choro e como nós pais nos sentimos em relação ao uso do berço.

No fim, o problema não está no berço. É perfeitamente possível que uma criança aprenda a dormir no berço, inclusive durante o dia, sem precisar ser forçada a isso, sem dormir de exaustão, de tanto chorar.

Se você precisa de ajuda nesse sentido, conte com a gente. Temos diversos planos de sono e certamente um será adequado para as necessidades da sua família.

Tem alguma dúvida? Comente!

Faça um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


Todos os direitos reservados à Maternity Coach. CNPJ 25.462.996/0001-88 • Mantido por FAPNET
Fale no WhatsApp