fbpx

Nosso blog

Inspire-se nas nossas dicas para o seu filho!

Meu filho não dorme durante o dia! Conheça 4 motivos que vão fazer com que ele negue as sonecas

sonecas

Sempre falo que as sonecas são mais sensíveis e mais difíceis de ajustar do que o sono da noite. Isso acontece por vários motivos. Não temos hormônio de sono, não temos o silêncio do dia, não está escuro o suficiente para dormir. Por isso, fazer com que o bebê durma durante o dia pode ser um motivo de grande frustração para as famílias. Os cuidadores claramente percebem que a criança tem sono, mas ela simplesmente se recusa a dormir durante o dia.

Mas quais serão os motivos que fazem os bebês lutarem tanto com os cochilos?

 

Seu filho pode estar muito estimulado!

Este é um dos principais motivos que vão fazer com que seu filho não durma durante o dia. Pense no sono do adulto. Se você vai dormir muito tarde porque estava em uma festa ou mesmo trabalhando demais, seu corpo demora para relaxar e dormir. Porque você certamente está super estimulado. Seu filho também passa por esta mesma situação. Isso acontece porque o corpo da criança começa a produzir hormônios de vigília, para se manter acordado. Portanto, seu filho não está lutando contra o sono simplesmente porque ele quer. Mas o corpo dele definitivamente não consegue relaxar para dormir por uma questão hormonal.

Nestes casos, o melhor é pesquisar sobre a janela de sono adequada para a idade do seu filho. Procure fazer as sonecas antes que ele comece a apresentar sinais de sono. Pode ser que quando ele apresente estes sinais, já seja muito tarde para começar um ritual de soneca. Consequentemente o ciclo para não dormir já tenha iniciado.

 

Seu filho pode não estar preparado para as sonecas!

Quanto mais o tempo passa, a capacidade do seu filho de ficar acordado vai aumentando e adequações na rotina são necessárias. Muitas vezes o bebê começa a negar a primeira soneca porque ele ainda não está cansado para dormir. Nesses casos é preciso fazer um ajuste de horário (colocar esta soneca mais tarde) para que seu filho durma melhor.

Isso geralmente acontece com crianças que sempre dormiram bem e de uma hora para outra começam a chorar antes de dormir. Elas demoram muito para adormecer ou passam a fazer sonecas de 30 minutos (quando antes conseguiam dormir por 1 hora ou mais).

Se isso acontecer, o importante é verificar a janela de sono e trabalhar os horários. Vale também estimular um pouco mais a criança, para que seu filho fique mais preparado para dormir.

 

Seu filho pode apenas não querer dormir!

Se perguntar para qualquer criança que consiga se expressar se ela prefere dormir ou brincar, a resposta certamente vai ser brincar! E ele nem precisar pensar para responder! Por isso não adianta tirar seu filho da brincadeira e imediatamente querer que ele feche os olhos e adormeça. Sempre é importante baixar seu nível de energia, levando para um ambiente calmo. Tire os estímulos por pelo menos 30 minutos antes da soneca, para que o sono aumente e a criança consiga relaxar.

A decisão de dormir não pode ser da criança. Se ela está em uma idade que precisa dormir durante o dia, a sugestão para os pais é de ficarem firmes e não negociarem a hora da soneca. Se a criança não dormir, pelo menos fiquem com ela no quarto, descansando por uma hora. Assim favorece para que eles consigam recuperar as energias para o resto do dia.

 

Seu filho não sabe dormir!

Parece bem simples: relaxe, feche seus olhos e durma! Pense que para muitas pessoas (incluindo adultos) o ato de dormir não é fácil. A criança precisa desenvolver esta habilidade de dormir. Crianças são esponjas, em fase de profundo aprendizado de tudo. E por que nos esforçamos para ensinar tanto aos bebês (cores, objetos, sons), mas nos esquecemos de ensinar a dormir? Essa habilidade pode ser aprendida sim pelos bebês. Pode demorar dias ou meses, mas com paciência e persistência, além de uma rotina regular e estruturada, seu filho é capaz de desenvolver esta habilidade e ter sonecas restauradoras.

 

Lembro que o tempo da soneca é algo que varia muito de criança para criança. Além da idade que deve ser avaliada como falamos neste texto sobre as transições, temos que avaliar a capacidade de sono. O temperamento do bebê e quanto aquela criança especificamente precisa dormir durante o dia, também precisa ser avaliado para se desenvolver de forma adequada.

Comments

Comments are closed.


Todos os direitos reservados à Maternity Coach. CNPJ 25.462.996/0001-88 • Por FAPNET