fbpx

Meu bebê só faz soneca no colo!

Seu bebê só faz soneca no colo? Acorda assim que você o coloca no berço?

Precisamos ser sinceras com nós mesmas e encarar a realidade. Não há lugar melhor para um bebê do que o colo da mãe.

É lá que ele relaxa, se sente bem, seguro, ouve as batidas do seu coração, ama seu cheiro e seu calor.

É praticamente um calmante. E me diga sinceramente por que alguém iria querer sair dessa situação, especialmente na hora do sono onde a criança busca segurança e proteção enquanto descansam?

No começo tudo pode ser muito bonito. Queremos mesmo ficar o mais próximo possível do nosso bebê, fortalecer cada vez mais esse vínculo, que certamente deverá durar a vida toda.

Mas o tempo passa, e além do bebê, temos outras diversas atividades. Trabalho, casa ou qualquer outra coisa. E mesmo que você tenha muita ajuda e não planeje fazer tarefas enquanto seu filho dorme, pequenas pausas durante o dia são necessárias.

Você precisa ao menos tomar um banho tranquilamente, ou ter seu tempo para ir ao banheiro!

O fato é que, quando a criança só dorme no colo da mãe, essa mãe não tem nenhum tempo durante o dia para seu descanso, e a maternidade se torna exaustiva.

E se você está exausta, e concorda com a maioria das coisas que escrevi até aqui, então estas dicas certamente podem te ajudar.

Faça uma pergunta a você mesma: Isso é um problema?

Pode ser que você não estava esperando por essa dica, mas sabemos, quando nos tornamos pais, que todas as pessoas (próximas ou não) têm algum conselho ou história que funcionou bem para te contar.

Lemos livros e temos informação sobre diversos programas, técnicas e métodos que devemos seguir.

Mas quero propor um exercício: e se nada disso existisse e você pudesse agir apenas pensando no seu instinto de mãe. Fazer a soneca no colo, é um problema?

Se a resposta for não, por favor, continue como está!

Um problema de sono só existe se você (mãe) não estiver satisfeita ou se seu filho estiver sofrendo com privação de sono.

Aí vem a dúvida: não vou estragar o meu bebê? E desde quando dar amor estraga alguém!

Na verdade, permitir esse contato, dará segurança para seu filho, e aos poucos, você poderá ensinar a ele habilidades que ele precisará para ser independente de você.

O bebê é um ser extremamente imaturo, e tudo deve ser ensinado.

O importante nesse momento é que você e ele estejam felizes.

Agora, se sua resposta foi sim, isso é um problema, me sinto cansada e preocupada com todas as outras coisas que eu tenho para fazer no meu dia, também não há problema nenhum, passe para nossa segunda dica.

Quebre esse hábito de fazer soneca no colo, gentilmente

Isso também é perfeitamente possível de acontecer. Se seu filho tem mais de 4 meses, nasceu a termo, e tem o peso e o desenvolvimento adequado para a idade, ele já é capaz de aprender a dormir.

Isso acontece porque a maturidade cerebral aumenta, a alimentação está mais regular, a capacidade de ficar acordado por mais tempo também aumenta, portanto é um momento maravilhoso para ensinar seu filho a dormir.

Talvez ele precise de companhia para manter o sono, mas comece tirando do colo um pouco antes dele adormecer completamente e deite perto dele.

Aos poucos seu filho vai conseguir ter segurança fora do colo, e aceitar qualquer outro local que não sejam seus braços, ficará uma tarefa mais fácil.

Agora vamos para nossa terceira dica

Preste atenção na rotina

Certificar-se de que seu filho está com uma rotina ajustada é um dos principais pontos para que ele entre com mais facilidade no sono.

O colo é uma ferramenta de sono incrível, e talvez para dormir nessa condição, a rotina nem precise estar tão correta.

Porém para dormir em outro lugar, estar com o dia ajustado é primordial.

Uma boa rotina permitirá que a criança relaxe sempre no mesmo horário, e fazer um ritual de soneca, irá fazer com que o bebê entenda uma ordem sequencial de eventos quando chega a hora de dormir.

Isso dará segurança e tranquilidade, o que é certamente o primeiro passo para a criança dormir bem, e com pouca ajuda.

Faça um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.