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Inspire-se nas nossas dicas para o seu filho!

Meu bebê de 4 meses não dorme mais!

regressão dos 4 meses

Seu bebê costumava dormir a noite toda e após os 4 meses passou a acordar de hora em hora?

Isso é bastante comum e é a chamada regressão de sono aos 4 meses.

Geralmente acontece quando o bebê já possui algumas associações erradas de sono (dormem mamando, embalados ou na cama dos pais e são colocados no berço em sono profundo).

Mas isso não é uma regra. Muitos bebês que conseguem até entrar no sono sem ajuda começam a apresentar essa dificuldade depois de 4 meses, ou seja, o bebê poderia até dormir antes a noite toda, mesmo com estas associações, ou mesmo não ter as associações.

Os bebês podem passar pelas regressões de sono com maior ou menor intensidade, mas os despertares são comuns nessa fase. Além da regressão aos 4 meses, os bebês também passam por regressões de sono aos 8, 12, 18 e 24 meses.

Com a mudança de comportamento da criança, acontece quase sempre automaticamente a mudança do comportamento dos pais.

Isso faz com que eles ajudem cada vez mais a criança a entrar no sono e, consequentemente a criança vai precisando cada vez mais de ajuda para conseguir adormecer. Acaba virando um ciclo que no fim não deixa ninguém dormir e descansar o suficiente.

Se isso acontecer, está na hora de você ensinar seu bebê a dormir de uma outra forma, que não seja por meio destas associações. Quanto mais o seu bebê conseguir se confortar para dormir sozinho, maiores serão as chances de ele voltar a dormir sozinho, caso tenha despertares na madrugada.

Mas estas dicas do post de hoje já podem ajudar seu bebê de 4 meses a ter noites mais tranquilas (e a sua família por consequência!).

Aqui você encontra dicas para o ritual de sono e rotina do bebê:

– Tente um banho relaxante para dividir o dia e a noite. Mesmo que seu filho tome outros banhos (o que é muito comum em lugares quentes), deixe um banho para o fim do dia. Curta esse momento com o seu bebê;

– Se ele aceitar, inclua uma massagem depois do banho. Além de relaxar, ter o toque e uma troca entre os pais e a criança, você ainda separa um pouco o momento de sair do banho para se vestir. Geralmente crianças adoram tomar banho, mas não gostam da troca de roupa, então sair de uma atividade tão gostosa para outra não tão agradável pode causar choro e stress. A massagem vai ajudar nesse momento;

– Diminua as luzes e o ritmo do seu bebê após o banho. Pelo menos 1 hora antes do sono tente não expor seu bebê à luzes fortes, muito estímulo, telas ou brincadeiras agitadas demais;

– Tente incluir a mamada dos sonhos, mesmo com seu bebê dormindo, perto das 23h00. A mamada dos sonhos nem sempre funciona para todas as crianças. Existem as que não conseguem mamar enquanto dormem, outras mamam muito pouco, outras choram. Porém, se ela funciona bem para sua família, é uma ótima alternativa para garantir algumas horas a mais de sono. Nós já falamos sobre ela aqui no blog;

– Reveja o horário de colocar seu bebê para dormir. Ele não pode passar do ponto, mas deve estar preparado para adormecer. Geralmente o melhor horário é entre 19h e 20h00 e muitas vezes é difícil fazer esse ajuste de rotina. Bebês recém-nascidos fazem diversas sonecas por dia e podem dormir mais tarde. Porém, aos 4 meses, a criança começa a ter uma rotina de 3 cochilos, o que vai fazer com que a hora de dormir de noite adiante para mais cedo;

– Crie um ritual de sono repetido e consistente. Esse ritual pode iniciar com o banho e a massagem como já falamos, e você pode aumentar esse tempo com a criança com uma história, uma oração, uma canção, diminuir luzes, fechar janelas, colocar um ruído branco, ficar com o bebê no colo alguns minutos e colocar no berço. Algumas famílias incluem a mamada no ritual. O importante é ver o que funciona na sua casa e procurar fazer o ritual da mesma forma todos os dias, independente de quem colocar o bebê para dormir;

– Veja a rotina do dia do seu filho. A partir dos 4 meses, para bebês que nasceram a termo, o ideal é ter um dia com 3 cochilos. Tente para que seu bebê faça pelo menos um ciclo completo de sono, que tem a duração de 40-50 minutos, em cada soneca.

Cuidado com as associações de sono!

Regressão de sono dos 4 meses

Se o seu filho só dorme no colo, acorda diversas vezes e precisa ser ninado para dormir em todas elas:

– Tente, aos poucos, com bastante carinho e paciência, diminuir o embalo. Você pode ninar seu bebê até que ele relaxe e tentar colocá-lo no berço sonolento, entretanto acordado.

Se você anda o tempo todo para fazê-lo dormir, essa transição pode começar com você ficando parada com o bebê no colo. Depois você evolui para sentar com seu bebê até que ele relaxe e durma e finalmente chegará a hora de começar a colocar no berço sonolento. Se ele começar a chorar quando você não andar ou se sentar, você pode ninar para que ele se acalme e relaxe, mas depois tente novamente ficar parada e sentada, sem embalar, até que ele durma. 

Se seu filho dorme mamando e acorda diversas vezes e só acalma e adormece se mamar de novo:

– Tente, aos poucos, tirar o seu filho do peito antes que ele adormeça completamente, assim você conseguirá ensinar para seu bebê que ele não precisa mamar para efetivamente entrar no sono. Ele pode relaxar no peito, mas vai conseguir desenvolver a habilidade de dormir sem ser sugando.

Para as crianças que tomam mamadeira, geralmente tentamos colocar a limpeza da boquinha antes do sono. Então a criança não vai dormir mamando, e consequentemente conseguirá também desenvolver a habilidade de dormir sem precisar da mamadeira. Dessa forma você irá, aos poucos, ensinar o seu bebê que mamar e dormir são habilidades diferentes.

E o que acontece na regressão?

bebê chorando para não dormir

Além dos despertares noturnos, seu bebê pode ter alterações no apetite, começar a fazer sonecas curtas e ficar um bebê mais chorão durante o dia.

Isso acontece porque a regressão faz parte do desenvolvimento do bebê. Ele aprende a rolar, consegue chorar mais alto e fica mais sensível à luz e barulhos.

Certamente é importante entender o seu bebê, identificar as associações incorretas de sono e trabalhar estes hábitos.

Lembre-se que aquele recém-nascido não existe mais! Seu filho está em constante aprendizado, descobrindo o mundo, ficando cada vez mais curioso.

O período conhecido como exterogestação, ou seja, aquele quarto trimestre da gestação que acontece fora do ventre materno e onde a criança precisa ficar o mais perto possível do ambiente que ela tinha no útero, acabou. De agora em diante, nestes momentos de grande aprendizado, o bebê pode ter alterações no padrão de sono.

Depois existe a fase de transição dos 3 para os 4 meses, onde falamos mais aqui nesse post.

E o que fazer? Como agir?

Existem diversas técnicas para ensinar os bebês a dormirem melhor. Aos 4 meses, tudo pode ser feito com muita calma, paciência e carinho, para que a hora de dormir seja uma parte boa do dia (para os pais inclusive!).

A grande chave para o sucesso do sono do bebê é a forma como os pais encaram a regressão e saber que ela faz parte do desenvolvimento do bebê.

Geralmente os pais ficam perdidos, porque parecem que ganharam uma outra criança, de um dia para o outro.

Isso pode ser verdade, mas aqui vamos dar algumas orientações para passar por essa fase de forma mais tranquila:

– Se o seu filho apenas resmungar entre os ciclos de sono, não corra para perto dele para atender. Sempre espere uns minutinhos para que ele tente fazer essa ligação sozinho. Não tenha medo que ele vai acordar. É melhor acordar e voltar a dormir do que você cortar a chance que ele tem de aprender a ligar um ciclo no outro.

– Se antecipe aos momentos de mamada. Se seu filho mama sempre 23h e 04h, já ofereça a mamada nestes horários logo que ele começar a se mexer / emitir alguns sons. A possibilidade do seu bebê não despertar completamente e seguir dormindo, aumenta.

– Só troque a fralda de madrugada se realmente for necessário, por exemplo se o seu bebê fizer cocô.

– Durante o dia, exponha seu filho à luz natural. Um passeio de manhã e de tarde vai ajudar bastante nessa diferenciação do dia e da noite. Além disso a luz natural contribui para a produção da melatonina, que é o hormônio do sono e que é liberado durante o sono noturno.

Mesmo sendo um período difícil, lembre-se que é uma fase e que vai passar. Ela costuma atingir os bebês por um período de 2 a 3 semanas, e depois disso a criança começa a melhorar o comportamento.

Entretanto, esse é um tempo mais do que necessário para adquirir associações de sono. Portanto, nossa principal dica é:

Não crie associações de sono que seu filho não tem! Por exemplo: Se ele não dorme sendo ninado, não comece a fazer isso na regressão apenas para agilizar o sono, para fazer com que ele durma mais rápido. Ele até pode voltar a dormir mais rápido nesse momento, mas precisará dessa ajuda para dormir novamente em todos os despertares que tiver.

Você pode sim precisar atender mais seu filho, mas lembre-se que tudo o que você ensinar, estando na regressão ou não, ele irá aprender. E depois, para ajustar para um comportamento melhor, você terá que novamente ensinar um novo hábito para a criança. Resumindo: desgaste para toda família. Atenda o seu filho quantas vezes forem necessárias, mas não crie novos hábitos que depois você não queira manter.

E como podemos ajudar?

Seu filho não dorme direito? Mais de 90% das dificuldades de sono do bebê são comportamentais, ou seja, são dificuldades e associações que conseguimos mudar com um processo de aprendizagem de sono, que pode (e deve) ser feito com muito carinho, paciência e consistência..

Dormir é uma habilidade que se aprende! 4 em cada 10 crianças têm dificuldades com o sono.

Uma criança que não dorme pode ter sérios problemas, como por exemplo hiperatividade, transtornos de humor, dificuldade de crescimento e concentração. E estes são só alguns dos problemas associados à privação crônica de sono.

Ensinar seu filho a dormir é um ato de amor, e você pode fazer isso desde cedo. Não só o seu bebê vai se desenvolver bem como você e sua família terão mais qualidade de vida com noites de sono adequadas. Ficar sem dormir é muito difícil!

Pensando em realmente ajudar a vida das famílias, nós liberamos a nossa Jornada do Sono do Bebê, uma série de vídeos gratuitos que vão te guiar para descobrir os motivos do seu filho dormir mal e também começar um processo de aprendizagem de sono!

Precisa de ajuda para entender melhor o sono do seu filho? Nós temos diversos atendimentos que certamente poderão atender sua necessidade. 

Conheça nossos planos e faça parte desse grupo de milhares de famílias que contaram com a ajuda da Maternity para transformar a maternidade em algo mais leve. Além de atendimentos personalizados, temos também cursos online.

Você não precisa deixar seu filho chorar, nem passar por um processo de desmame para que ele aprenda a dormir. Aqui trabalhamos com métodos gentis, onde o perfil da família e a personalidade do bebê são respeitados.

Não sofra mais, dê o primeiro passo, assista a nossa jornada, visite nossas redes sociais e entenda como resolver de uma vez por todas as dificuldades de sono do seu bebê! Se preferir, entre em contato pelo e-mail maternitycoach@maternitycoach.com.br, podemos te ajudar!


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