fbpx

Nosso blog

Inspire-se nas nossas dicas para o seu filho!

Meu bebê consegue se acalmar sozinho ou estou querendo muito?

Uma das principais preocupações das mães que nos procuram é se o bebê não vai sofrer se for colocado no berço ainda acordado. Claro que em uma aprendizagem de sono, em qualquer método que usemos, o bebê será preparado para este momento, e mesmo assim algumas mães declaram que isso é impossível.

Será? Qual é o momento certo de fazer com que seu filho desenvolva a habilidade de relaxar? 4 meses? 6 meses? 1 ano?

A partir dos 4 meses é muito importante que os pais deem oportunidade ao bebê de desenvolver a habilidade de auto conforto. Até este momento, normalmente os bebês recebem toda a assistência para dormir e são colocados no berço completamente dormindo, o que muitas vezes bloqueia este desenvolvimento. Esta fase é crucial no sono do bebê, então a sugestão da Maternity Coach é que a partir dos 4 meses seu bebê comece o aprendizado de dormir.

Todo este aprendizado pode ser feito de maneira bem calma, tranquila e aos poucos. Não é necessário deixar chorar ou simplesmente largar a criança no berço. Você pode dar esta oportunidade paulatinamente, colocando cada vez mais acordado no berço, até que ele seja capaz de relaxar e dormir sozinho. Isso pode levar dias e, em alguns casos, até meses, mas certamente vai garantir que seu bebê tenha qualidade de sono.

Na maioria das vezes os bebês surpreendem e mostram para os pais que são capazes de certas habilidades que eles nem imaginavam.

O que eu vejo é que crianças têm necessidades diferentes e os métodos e formas de ensinar precisam ser diferentes, porém toda criança precisa se sentir segura para dormir. A criança muitas vezes precisa de menos ajuda do que os pais pensam, porém a certeza de que, se necessário, ela será atendida faz toda diferença.

Um exemplo para as crianças maiores: eles precisam saber que podem contar com um abraço, um colo, um carinho, mesmo que no meio da madrugada, se estiverem com medo ou se passarem por um pesadelo ou ter certeza de que, se necessário, os pais poderão deixar uma luz acessa em alguns dias onde chegar ao sono está mais difícil.

A palavra chave aqui é capacitar a criança para dormir, dar segurança, amparo e ferramentas para que durmam sozinhos. Certamente a maioria dos pais tem a sabedoria para guiar as crianças neste aprendizado, sem ignorar suas dificuldades porém sem mimá-los demais.

Lembro aqui que estamos falando dos bebês que tem dificuldades para dormir. Para aqueles que adormecem mamando ou mesmo no colo sendo ninados, na bola de pilates ou no quarto da mãe e depois passam para o berço (ou não), mas que conseguem dormir por algumas horas seguidas, ou seja, que não criaram associações erradas e por isso não tem um sono de qualidade, não há motivo para fazer qualquer mudança. O importante é garantir boas noites de sono, para que seu filho se desenvolva de forma adequada.

Comments

Comments are closed.


Todos os direitos reservados à Maternity Coach. CNPJ 25.462.996/0001-88 • Por FAPNET