fbpx

Nosso blog

Inspire-se nas nossas dicas para o seu filho!

A Gestação Semana a Semana – 4a. Semana

4a. Semana

Dando continuidade na nossa jornada sobre o desenvolvimento do bebê, vamos falar hoje sobre a 4a. Semana da gestação.

Essa semana é muito especial porque inicia-se a formação do tubo neural do bebê. Ele que dará origem à coluna e ao cérebro da criança e a boa formação desse tubo é primordial para o bom desenvolvimento da criança! Além disso, muitas mães perceberão a gravidez nessa fase, porque é um período em que a menstruação deveria chegar e seu atraso já é um alerta!

Apesar de ser impossível de saber, o sexo da criança já foi determinado. Órgãos como coração, estômago e intestino começam a ser formados. É incrível pensar que tudo isso já está acontecendo com seu bebê que provavelmente não tem nem 2mm!

Como a placenta ainda não está formada, quem nutre o bebê é a vesícula vitelínica (que pode ser visualizada em um ultrassom).

Como a mamãe se sente:

Nesta fase o hormônio da gravidez (HCG) e a progesterona são liberadas em grandes quantidades. Por esse motivo, muitas mulheres já começam a sentir algum dos sintomas, como sensibilidade a cheiros, gostos e até enjoos.

Muitas mulheres tem um pequeno sangramento nessa fase, que pode ser nidação (falamos aqui no post anterior dessa série). Logo que houver qualquer desconfiança da gravidez, a mulher deve procurar um médico. Certamente ele ajudará com as principais dúvidas, primeiros exames e com o ácido fólico (vitamina importante para o bom desenvolvimento do bebê). Se você pretende engravidar, faça uma busca de alimentos ricos em ácido fólico. Assim você pode começar a ingestão da vitamina antes mesmo da gestação!

Você está nessa fase da gestação? Como descobriu? Mande aqui para a Maternity Coach e divida sua experiência com a gente e com outras centenas de mães leitoras que vão passar ou estão passando por esse momento!