fbpx

Forma infalível para colocar a criança para dormir – 5 passos

No post de hoje queremos falar sobre uma forma infalível para colocar uma criança para dormir.

Usando estes passos, você vai evitar que a criança crie associações de sono que mais tarde podem se tornar um problema.

Estas associações podem prejudicar a qualidade de sono do bebê, aumentam a dificuldade de ligar os ciclos de sono sem ajuda e consequentemente manter o sono.

Passo 1: Ambiente de sono adequado

Chamamos também de higiene de sono. Basicamente é o cuidado com o ambiente que o bebê dorme.

Regule a temperatura do quarto, tenha pouca ou nenhuma luminosidade.

Tente também evitar muito barulho na casa na hora do sono noturno (se for preciso, use algum ruído branco para abafar os sons externos e funcionar como uma barreira sonora). Para te ajudar, temos uma playlist no spoti.fi com muitas horas de ruído branco.

Cuidado com os cheiros fortes e com quartos extremamente coloridos e estimulantes.

Passo 2: Crie uma rotina repetida e consistente

O ideal é que o final do dia do seu filho seja sempre feito da mesma forma. Você pode revezar com outras pessoas, mas as atividades devem ser sempre repetidas, feitas na mesma sequência e preferencialmente no mesmo horário.

Esse ritual de sono deve ter de 20 a 30 minutos, e pode incluir a mamada, o banho, a troca, uma massagem e uma leitura.

Passo 3: Alimente seu filho antes de dormir, mas não deixe a mamada como última etapa do ritual de sono

Dormir é uma habilidade que se aprende.

Grande parte das crianças não nasce com essa habilidade, mas a adquire com o passar dos dias.

Sabendo disso, como ensinar uma criança a dormir se ela dorme sempre mamando ou sendo ninada?

Por isso, a dica é deixar a alimentação fora do ritual de sono. Comer e dormir devem ser habilidades diferentes.

Se quiser deixar a mamada dentro do ritual, tente apenas que seu filho não durma mamando. Faça o que funciona melhor na sua casa, mas separar o comer do dormir é uma das principais dicas da nossa forma infalível.

Passo 4: Coloque seu bebê bem sonolento no berço, mas ainda acordado

Seguindo a linha da aprendizagem de sono, mesmo que no começo a criança precise ir muito sonolenta para o berço, é importante que não vá totalmente dormindo.

Isso dará a ela a oportunidade de iniciar o sono no berço, e não no colo ou mamando. Isso pode ser primordial para o desenvolvimento da habilidade de saber o que fazer em eventuais despertares de madrugada.

Passo 5: Faça o possível para seu filho entrar no sono sem ajuda – principal ponto da nossa forma infalível

Depois de ir para o berço sonolento, muitas crianças começam a se mexer e, com medo do sono ir embora, os pais imediatamente tiram do berço para ninar.

Esse é um dos erros que cometemos, pois fazendo dessa forma, as crianças não tem oportunidade de aprender a se auto confortar. Coloque sonolento e tente ajudar cada vez menos, para que a criança comece a fazer a parte dela.

Essa forma infalível de colocar a criança para dormir pode fazer grande diferença na qualidade de sono dela. Siga os passos! Com estas mudanças, você já pode sentir diferença logo na primeira semana.

jornada do sono

Obviamente que esse processo também funciona para crianças menores de 3 meses ou maiores de 6 meses. Mas como falamos no começo desse post, se estes passos forem seguidos desde o comecinho da vida da criança, principalmente nesta fase onde as associações de sono se formam e se consolidam, a chance do seu filho ter dificuldade de sono fica muito menor.

Lembre que em qualquer etapa você tem a oportunidade de ensinar seu filho a dormir. Uma aprendizagem de sono não é sinônimo de deixar chorar. A hora de dormir pode ser um momento muito agradável do dia, sem stress, onde todos consigam descansar.

Mande para a gente a idade do seu filho e se você se identificou com estas dificuldades!

Divida sua história com a gente e se quiser um acompanhamento para resolver de uma vez por todas as questões de sono do seu filho, como milhares de famílias já fizeram, conte com a nossa ajuda!

Visite nossas redes sociais ou nos escreva no Maternitycoach@maternitycoach.com.br e saberemos a melhor forma de te acompanhar nessa jornada.

Faça um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.