fbpx

Dúvidas Frequentes

Meu filho ficará sozinho no berço chorando para aprender a dormir?

O choro e sofrimento dos filhos é uma das principais preocupações da família. Procuramos usar métodos gentis, onde a personalidade da criança e perfil da família são respeitados. Entretanto, em um processo de mudança de hábito, é esperado que a criança proteste (muitas vezes em forma de choro). Nós somos contra deixar o bebê chorando no berço até dormir de cansaço, porém a forma de atender esse choro é o que faz diferença no processo de aprendizagem.

Preciso desmamar meu filho para ensiná-lo a dormir?

De forma alguma. O processo de aprendizagem foca em ensinar seu filho que dormir e mamar são habilidades diferentes. Precisa sempre levar em conta a idade, desenvolvimento e orientação do pediatra para que a necessidade de mamar durante a madrugada seja atendida da forma correta.

O pediatra do meu bebê disse que ele não pode mamar de madrugada. O que eu faço?

Após a aceitação da alimentação sólida, desde que o desenvolvimento da criança esteja adequado para a idade, muitos pediatras solicitam o desmame noturno. De acordo com o perfil de cada família, a consultora orientará como conduzir o desmame.

Não poderei sair de casa durante o processo de aprendizagem?

No mínimo durante as 3 primeiras semanas, é preciso evitar mudanças bruscas na rotina como, viagens, visitas, passeios (especialmente os noturnos), mudança de casa. Durante o dia a criança precisa ter seu tempo de sono respeitado. Desde que esteja em segurança, não há problema em mudar o local da soneca.

Em quanto tempo meu filho vai aprender a dormir?

A aprendizagem traz ótimos resultados, se é feita com muito carinho, paciência e persistência, aliados a uma rotina consistente. Não temos como dar um prazo, porém geralmente os primeiros resultados aparecem entre 2 e 3 semanas. Isso pode levar mais ou menos tempo e função do temperamento do bebê e quanto os pais conseguem seguir o plano de sono durante o processo.

Não tenho ajuda durante a noite. Consigo ensinar meu filho a dormir?

Sim, desde que seja um único bebê. Você vai precisar de bastante persistência e paciência, porém uma pessoa só consegue seguir com o plano. Quando o processo de aprendizagem é para irmãos (inclusive múltiplos), a metodologia é diferente.

É garantido que meu filho vai dormir?

Não há garantia que seu filho irá aprender a dormir, já que estamos falando de uma criança e pessoas são imprevisíveis. O que podemos garantir é um atendimento humanizado durante todo o processo, esclarecendo as dúvidas e explicando os métodos para que a família implemente a aprendizagem com todas as informações necessárias.

Os dentes do meu filho estão nascendo. Posso fazer o processo de aprendizagem?

O nascimento dos dentes faz parte do desenvolvimento da criança. É natural que ela sinta desconforto durante alguns dias, mas isso não inviabiliza o processo de aprendizagem.

O que pode atrapalhar a aprendizagem de sono?

Os principais pontos que atrapalham a aprendizagem são as grandes quebras de rotina. Por exemplo: viagens, mudança de casa, troca de babá ou de escola, chegada de um irmão e muitas visitas em casa. Se a criança adoecer, o processo precisa ser interrompido e só retomado quando a saúde estiver restabelecida.  

A consultora de sono vai na minha casa?

Nós não fazemos atendimento presencial por 2 motivos. O bebê pode estranhar muito ter alguém que não é do seu convívio em sua rotina, e o processo deve ser feito aos poucos, para evitar o choro e respeitar o ritmo de aprendizagem do bebê. A condução do plano de sono é de responsabilidade da família.