fbpx

Nosso blog

Inspire-se nas nossas dicas para o seu filho!

Devo usar o cueiro / swaddle? É seguro?

Muitas mães tem nos procurado por causa do polêmico artigo publicado no The Atlantic.com, onde eles associaram o fato de enrolar o bebê em cueiro à morte de berço.

Algumas mães usam o cueiro e, na maioria das vezes, ele deixa o bebê seguro e confortável para dormir, ajudando a diminuir o choro e o stress especialmente no fim do dia, onde bebês pequenos tem um aumento do cansaço, das cólicas e não conseguem nem ao menos mamar corretamente para dormir melhor.

Nosso post de hoje é para esclarecer alguns pontos da pesquisa e alertar as mães sobre o uso desta ferramenta para acalmar os bebês.

O estudo analisou 760 casos de morte de berço. 6% deles as crianças estavam enroladas em cueiro e em todos os casos o bebê foi encontrado de barriga para baixo, portanto o risco foi considerado pequeno, porém significante, ou seja, um grande alerta para as mães sobre a posição do bebê dormir.

Outro ponto importante é que mesmo os bebês que não estavam enrolados, muitos foram encontrados de barriga para baixo, porém grande parte não estava nesta posição, alertando os pais que não é só a posição que o bebê está que vai assegurar que a morte de berço não aconteça.  Já escrevemos aqui no blog sobre dicas que aumentam a segurança do bebê na hora de dormir.

Pesquisando sobre o que especialistas e pediatras falam sobre a pesquisa, queria deixar aqui algumas considerações que foram feitas pelo Dr Harvey Karp, um dos pediatras mais conhecidos do mundo quando o assunto é sono do bebê e um dos principais incentivadores ao uso do cueiro, onde dentro do seu método de acalmar bebês, o 5S, o enrolar, é uma das principais partes deste processo.

Segundo ele, é importante não usar mais o cueiro a partir do momento que seu bebê aprende a rolar, porque ele pode ser virado de barriga para baixo e não conseguir se desvirar porque está enrolado. Além disso, ele indica que a pessoa não inicie o uso do cueiro / swaddle depois dos 4 meses e que, o limite para o uso desta ferramenta seja aos 6 meses de vida (desde que seu bebê ainda não role nesta idade).

Para os recém-nascidos, ele continua apoiando e incentivando que os pais enrolem o bebê para que o ambiente ultra-uterino apertado aumente a segurança do bebê, melhore a amamentação, diminua o desconforto de cólicas e melhore o sono.

Nossa opinião: todo cuidado é pouco quando falamos da segurança do bebê. Se sua decisão for enrolar o bebê, faça isso enquanto ele está sob sua supervisão. Aconselhamos que o bebê durma com os pais em um berço acoplado à cama ou em um berço portátil nos primeiros meses de vida, até ter controle sobre o pescoço para sair de qualquer situação difícil.

Comments

Comments are closed.


Todos os direitos reservados à Maternity Coach. CNPJ 25.462.996/0001-88 • Por FAPNET