fbpx

Nosso blog

Inspire-se nas nossas dicas para o seu filho!

A Culpa da Mãe e o Sono do Bebê – 3 dicas da Maternity Coach!

A culpa da mãe parece algo interminável. Se o bebê mama demais, a culpa é da mãe, de menos, também. Se dorme demais, adivinha? E se não dorme? Aí sim só pode ser culpa da mãe que não sabe fazer o bebê dormir!

Quanto palpite e quanta dificuldade enfrentamos neste momento que por si só já é bastante desafiador. Como se além do aprendizado de ser mãe, da privação de sono, das mudanças drásticas de horários e estilo de vida, ainda precisamos de alguém para fazer com que nos sintamos culpadas por alguma dificuldade do bebê.

No nosso trabalho, lidamos com mães o dia todo e, para nossas clientes, como o contato é frequente, fica fácil acompanha-las nestas dificuldades, mas e para nossas leitoras? Separamos aqui  3 dicas para que as mães se sintam como devem se sentir: MÃES, humanas, com a intenção sempre de ajudar e fazer o melhor para seu filho.

1ª dica

Siga seu instinto.

Ninguém melhor do que você sabe reconhecer as necessidades do seu filho. Não podemos dividir as crianças em grupos e querer que seu filho se encaixe em um grupo. Exemplo clássico: os filhos das minhas amigas que estão na faixa etária do meu dormem 3 vezes por dia, mas aqui em casa, só acontecem 2 sonecas. Claro que existe uma média de horas que a criança dorme em cada faixa etária, mas outros fatores como peso por exemplo também influenciam no sono. Seu bebê tem uma necessidade única.

Para entender a necessidade do bebê, preste sempre atenção ao comportamento dele. Isso é o que importa. Se ele está bem, reagindo bem aos estímulos, se alimentando adequadamente e com o desenvolvimento adequado de acordo com o pediatra, siga em frente sem precisar adaptar a rotina dele ao que os outros fazem geralmente naquela idade.

2ª dica

Nem sempre o método de aprendizagem que sua amiga fez vai funcionar na sua casa.

Não existe um livro milagroso que funcione para todas as crianças. A Encantadora de Bebês é um bom exemplo. Aquele método de pegar o bebê e colocar no berço sempre que protestar pode deixar muitas crianças extremamente estimuladas e os pais exaustos, ou seja, não vai funcionar. A melhor coisa é entender o problema de sono do seu filho. Faça um check list. Do que ele precisa para dormir? Existe alguma situação que dorme melhor? Alimentação está adequada? Leve muito em conta o temperamento e personalidade do seu filho.

É importante não perder as esperanças. Você não precisa passar anos da sua vida com privação e sono, ou seja, certamente algo vai funcionar se o problema do seu bebê é comportamental! Não dar certo algum método não significa que algo está errado com você, mas sim que aquele método não serve para sua família.

3ª dica

Ache alguém ou algum site que você confie e siga em frente.

Hoje é muito fácil através da internet encontrar informações. Isso é fato. Além das pessoas na família que muitas vezes tem a “solução” para tudo, na rede encontramos todas as informações, muitas vezes totalmente opostas para falar de um mesmo assunto.

Pergunte as coisas ou siga sites e blogs que sabem do que estão falando. Cuidado com a enxurrada de informações. Se for preciso, peça ajuda de especialistas, que estudaram e carregam experiência no assunto. Que jogarão luz nas suas dificuldades para que elas comecem a ficar mais claras e consequentemente mais fáceis de resolver. Clareza é importante quando falamos de sono do bebê.

 

Ser mãe é muito desafiador. O maior amor do mundo muitas vezes se mostra angustiante, porque não sabemos o que fazer. Peça ajuda, mas confie na intuição de mãe. Ela é na maioria das vezes nosso melhor guia.

Comments

Comments are closed.


Todos os direitos reservados à Maternity Coach. CNPJ 25.462.996/0001-88 • Por FAPNET