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Os hormônios liberados durante o sono

Muito se ouve falar sobre a conexão do sono com o crescimento e desenvolvimento adequados. Mas por que isso acontece?

No post de hoje quero falar um pouco sobre os hormônios liberados durante o sono e esclarecer ainda mais as leitoras aqui do blog da Maternity Coach sobre os benefícios de dormir bem.

GH – Hormônio do crescimento. Tem seu pico de liberação durante o sono profundo da criança. Além do crescimento, este hormônio ajuda no desempenho físico e evita o acúmulo de gordura, diminuindo o risco de osteoporose.

Leptina – Hormônio que dá a sensação de saciedade. Pessoas que dormem pouco tem a necessidade de comer mais, aumentando o risco de obesidade infantil.

Insulina – Hormônio que retira o açúcar do sangue. Pessoas com privação de sono pode ter uma taxa de glicose elevada aumentando o risco de diabetes.

Cortisol – Hormônio do stress. A produção deste hormônio aumenta no organismo com a falta de sono, fazendo um efeito contrário à insulina e inibindo o aumento da melatonina (hormônio do sono).

Muitas vezes o efeito da privação de sono só é percebido em fase escolar, onde a criança apresenta grande dificuldade em aprender coisas novas, falta de memória, não consegue se concentrar e muitas vezes tem comportamento hiperativo. Tudo isso pode ser consequência de um sono inadequado.

Se seu bebê não dorme bem, procure ajuda. Com métodos bastante gentis, conseguimos aos poucos ensinar seu bebê a dormir de forma saudável, evitando o choro e preservando a amamentação e as necessidades do seu filho.

 

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