fbpx

Nosso blog

Inspire-se nas nossas dicas para o seu filho!

Como saber se seu filho está passando por uma regressão de sono?

regressão

No nosso primeiro texto falamos sobre as regressões de sono, as fases que elas geralmente acontecem, quanto tempo dura cada regressão e como a criança se comporta durante este período.

Hoje queremos falar sobre como identificar se realmente seu filho está passando por isso. Porque nem sempre uma dificuldade no sono significa que seu filho está atravessando uma regressão.

Mas o que é uma regressão de sono?

Primeiramente, regressão é algo que deve acontecer por um período de tempo e depois disso voltar ao que era antes, teoricamente. Isso não acontece na regressão dos 4 meses, porque existe uma mudança grande no padrão de sono do bebê nesta fase. Ou seja, dificilmente vai voltar ao sono que a criança tinha até os 3 meses.  Mas a tendência é que o sono melhore bastante depois desta mudança de padrão da 16ª semana. Algumas crianças dormiam bem, passam a dormir mal nesta fase, mas em 2 ou 3 semanas fixam um bom padrão de sono. Porém, bastante diferente dos primeiros meses de vida.

Já na regressão dos 8, 12, 18 e 24 meses isso pode ser diferente. Porque o ideal é que nesta fase a criança já durma a noite toda.

Quando a criança sabe dormir e passa pela regressão dos 8 meses, ela provavelmente vai voltar a dormir melhor em 2 ou 3 semanas. Porém, nas outras fases, os pais devem tomar mais cuidado. É preciso atuar no sono do bebê e trabalhar os hábitos de sono.  Fazendo isso evita-se que esta regressão fixe um padrão de sono ruim que pode durar 2 ou 3 anos. Ou ainda se tornar uma regressão extremamente longa e cansativa para a criança e para a família.

Nestas regressões, é muito importante cuidar dos hábitos e associações da criança. É importante para que ela aprenda a dormir bem, ligue os ciclos de sono sem precisar de ajuda e tenha um sono adequado e de qualidade.

Por que elas acontecem?

Se seu filho dorme bem, com a exceção destes meses, todas as outras vezes que seu filho começar a ter problemas de sono podem ser apenas fases. Geralmente acontecem por dois motivos. A criança aprende uma nova habilidade ou aconteceu alguma coisa na rotina dela que impactou o sono.

Estas mudanças na rotina podem ser fases de transição de soneca. Podem ser também uma fase de dentição ou coisas mais marcantes na vida da criança. Por exemplo, entrar em uma escola, mudar de casa ou a chegada de um irmão.

É certo que as regressões de sono são associadas ao desenvolvimento da criança. Mas nem todo pico de desenvolvimento resulta em uma regressão. Especialmente nos primeiros dois anos de vida como a criança aprende muita coisa, isso significaria 2 anos com alterações no sono. Quando os hábitos de sono são adequados, as crianças vão dormir e passarão por todo aprendizado sem grandes prejuízos no sono.

Seu filho está passando por um período difícil na hora de dormir?

Muitas vezes isso é consequência de algum pico de desenvolvimento ou de uma regressão, onde infelizmente o padrão de sono mudou para pior. Não se trata apenas de uma fase, ou seja, é preciso identificar os motivos da mudança. É preciso atuar neste sono o quanto antes para dar qualidade de sono para as crianças e para toda família.

Nosso trabalho aqui na Maternity Coach é te ajudar a identificar e trabalhar os problemas de sono dos bebês. Sempre com muito carinho e respeito à família e personalidade do bebê. Dormir bem é primordial para o desenvolvimento adequado da criança. E ensinar seu filho a dormir não é sinônimo de choro, desmame ou falta de amor. Pelo contrário. Uma criança que dorme bem fica mais feliz, chora pouco e se alimenta melhor. Conte com a gente para te ajudar com o sono dos bebês. Escreva no maternitycoach@maternitycoach.com.br e receba os detalhes de como podemos trabalhar o sono do seu filho.


Todos os direitos reservados à Maternity Coach. CNPJ 25.462.996/0001-88 • Mantido por FAPNET
Fale no WhatsApp