fbpx

Como lidar quando o bebê fica de pé no berço

Muitas crianças, quando aprendem a ficar de pé no berço, começam a ter mais dificuldade em relaxar para dormir.

Assim que são colocadas no berço, já levantam. Mesmo que tenham ido para o berço bastante sonolentas.

Parece mesmo que tem algo no berço que faz o bebê imediatamente levantar e perder o sono.

Reconhece a situação?

Quando acontece

A maioria dos bebês começa a ficar de pé no berço na regressão de sono dos 8 meses, quando geralmente começam a se pendurar nas coisas e conseguem ficar em pé.

Porém isso pode acontecer mais cedo, entre 6 e 7 meses ou mesmo mais tarde, perto dos 10 meses, já que cada bebê tem seu ritmo.

E quando o bebê fica de pé no berço e não dorme?

Parece que o bebê faz de propósito. Mas será?

Quando a criança aprende uma nova habilidade, ela quer praticar o tempo todo, inclusive durante o sono.

É algo que eles não conseguem controlar e muitas vezes ficam de pé no berço e choram por não conseguir descer sozinhos. Isso pode atrapalhar o sono, a ponto de acordarem de noite e não conseguirem controlar esse impulso de ficar em pé.

Porém, se seu filho começou a fazer isso há tempos, ou seja, não é uma nova habilidade, ele pode fazer isso para chamar atenção, ou porque querem presença, ou mesmo por uma questão de ajuste de rotina – ainda não estão preparados para dormir naquele horário que são colocados no berço.

Por exemplo: se seu filho tem um ano ou mais e começou a ficar em pé no berço assim que é colocado, ou diversas vezes de madrugada, pode ser que você precise ajustar a janela de sono entre as sonecas e principalmente da última soneca para o sono noturno.

Então como ajudar o bebê a dormir melhor se ele fica de pé no berço?

Se a habilidade é nova, e como falamos, muitas vezes no início, foge do controle do bebê, o melhor é ter um pouco de paciência, porque geralmente em 1 ou 2 semanas a criança aprende a voltar para a posição de deitar.

Não é interessante começar a deitar a criança todas as vezes que ela fica em pé. Você pode dar um carinho na grade do berço mesmo, e reposicionar quando ela estiver calma.

Nossas dicas:

  • Pratique o “sentar”. Coloque seu bebê apoiado no sofá e deixe um brinquedo no chão, para que ele dobre os joelhos para alcançar o brinquedo. Esse exercício também pode ser feito no berço, mas não APENAS no berço;
  • Ensine seu filho a dormir. Quando o bebê sabe como adormecer, assim que a novidade de ficar em pé passar, e ele souber como sentar e deitar, ele logo conseguirá entrar no sono;
  • Reveja a rotina, os rituais e as janelas de sono. Pode ser que uma pequena mudança já ajude no relaxamento da criança.

Conforme já falamos diversas vezes, existe um tripé do sono saudável – os rituais de sono, a rotina e a forma como a criança adormece.

Quando um destes pilares precisa de ajuste, o sono pode ser impactado.

Então se seu filho dormia bem e passou a ter despertares, sonecas curtas ou lutar para dormir, faça uma observação nestes 3 pilares, porque certamente um deles precisa ser revisto.

Se o seu filho dormia bem e passou a picar a noite toda, chorar para dormir ou acordar sempre chorando, escreva para a gente no maternitycoach@maternitycoach.com.br e avaliaremos sua situação gratuitamente, para ter certeza que conseguiríamos te ajudar.

Todos os nossos processos de aprendizagem são feitos com carinho. Aqui ninguém vai deixar o bebê no berço chorando sem ser atendido.

Trabalhamos com persistência e orientação de qualidade.

Conte com a gente, escreva seu problema, e nós estaremos junto com você nessa jornada para ensinar seu bebê a dormir!

Faça um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.