fbpx

Como funciona o sono do recém-nascido

Hoje vamos falar dos ciclos de sono do recém-nascido e as fases de alerta do sono dos bebês bem pequenos.

Nós já falamos bastante aqui no blog sobre o sono dos bebês de 0 a 3 meses. Falamos sobre o funcionamento do sono, o ciclo de sono, como evitar a morte súbita de berço, e o que fazer para entender melhor o seu recém-nascido.

Os bebês, como os adultos, têm vários estágios e profundidades de sono. 

Dependendo do estágio, o bebê pode se mover ou ficar deitado muito quieto. 

Os padrões de sono infantil começam a se formar durante os últimos meses de gravidez – primeiro o sono ativo e depois o sono mais tranquilo por volta do oitavo mês. 

Basicamente existem 2 tipos de sono

REM (sono de movimento rápido dos olhos). Este é um sono leve quando os sonhos ocorrem e os olhos se movem rapidamente.

Bebês nascidos a termo passam cerca de 50% do tempo de sono neste estágio e bebês prematuros chegam a ficar 80% do tempo em sono REM;

Sono não-REM (Non-REM). Este tipo de sono tem 4 etapas:

  • Estágio 1: sonolência, olhos caídos, pode abrir e fechar, cochilando
  • Estágio 2: sono leve, o bebê se move e pode assustar ou pular com sons
  • Estágio 3: sono profundo, o bebê está quieto e não se move
  • Estágio 4: sono muito profundo, o bebê está quieto e não se move

Um bebê entra no estágio 1 no início do ciclo do sono, depois passa para o estágio 2, depois para 3, depois para 4, depois de volta para 3, depois para 2 e, em seguida, para REM. 

Esses ciclos podem ocorrer várias vezes durante o sono. Os bebês podem despertar quando passam do sono profundo para o sono leve e podem ter dificuldade em voltar a dormir nos primeiros meses.

Quais são as diferentes fases de alerta de um recém-nascido?

Os bebês também têm diferenças em como estão alertas durante o tempo que estão acordados. 

Quando um recém-nascido desperta no final dos ciclos do sono, normalmente há uma fase de alerta silencioso. 

Este é um momento em que o bebê está muito quieto, mas acordado e absorvendo o meio ambiente. 

Durante o tempo de alerta silencioso, os bebês podem olhar ou encarar objetos e responder a sons e movimentos. 

Essa fase geralmente progride para a fase ativa de alerta, na qual o bebê está atento aos sons e visões, e se movimenta ativamente. 

Depois dessa fase é uma fase de choro. O corpo do bebê se move de forma irregular, e ele ou ela pode chorar alto. 

Os bebês podem facilmente ser superestimulados durante a fase de choro e por isso é preciso tomar cuidado com a forma de atender esse bebê durante o choro.

O melhor é dar colo, carinho, conforto, tirar do ambiente onde ele está para que ele saia daquele estado de choro.

Geralmente, a amamentação é mais efetiva se acontecer antes do bebê entrar nessa fase de choro, ou seja, quando ele está em estado de alerta silencioso ou em uma fase ativa de alerta, sem chorar.

Como fazer o bebê dormir

Os bebês podem não conseguir estabelecer seus próprios padrões de sono e vigília, especialmente quando vão dormir. 

Você pode ajudar seu bebê a dormir reconhecendo sinais de sono e o colocando para dormir assim que ele der algum destes sinais e sempre que possível começar a estimular que seu filho durma sozinho, tentando que ele entre no sono já no berço, com um ambiente confortável e seguro. 

Se o seu filho não dá sinais claros de sono, respeite a janela de sono dele e siga o relógio.

Alguns bebês são tão curiosos com o ambiente que quando apresentam o sinal de sono, já deveriam estar dormindo e já “passaram do ponto”.

Nem todos os bebês nascem com a habilidade de dormir e precisam aprender como fazer isso, portanto, o quanto antes você ensinar seu filho que o sono deve ocorrer no berço e não nos braços sendo embalado ou mamando, melhor será a qualidade de sono dele, pois possivelmente não precisará voltar para o colo ou para o seio ao final dos ciclos de sono.

O bebê não sabe como fazer para dormir mas pode precisar de muito colo e conforto, especialmente nos primeiros meses de vida.

Então use muito o colo, mas só para acalmar seu filho e não para fazer com que ele entre no sono.

Deixe-o em estado de sonolência e o coloque no berço um pouco acordado, para que ele desenvolva a habilidade essencial para ligar os ciclos – a de entrar no sono sozinho e consequentemente saber o que fazer ao final de cada ciclo de sono.

A Exterogestação

Você sabe o que é isso? É uma fase em que o bebê está fora do útero, mas segundo alguns especialistas, ele ainda deveria estar dentro do útero da mãe.

São os 3 primeiros meses de vida do bebê.

Ele não fica dentro do útero porque não seria possível nascer depois de 12 meses, por causa do tamanho da criança, mas é um período onde o bebê precisa de muito auxílio e remeter ao ambiente que ele tinha no útero da mãe, vai ajudar demais no relaxamento dele.

Use um ruído branco, use o cueiro, e dê uma embalada na criança. Estas atitudes vão deixar seu filho mais calmo e vão certamente te ajudar a cuidar desse pequeno bebê.

Não super estimule seu filho. O fato de trocar uma fralda, mamar ou tomar um banho já é bastante para ele.

Para ajudar os pais, com informação de qualidade, nós fizemos um curso online para que você construa hábitos de sono para seu bebê desde o primeiro dia de vida!

Tudo que o estudamos sobre o sono destes pequenos está nesse curso, que apesar de ser online, tem todo o suporte das consultoras de sono via e-mail.

Você pode escrever sempre que tiver dúvidas. Ou seja, apesar de ser online, sabemos o quanto as mães também precisam de uma ajuda individualizada.

Nesse curso tudo foi pensado com grande carinho e dedicação.

Faça um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.