fbpx

Como fazer um desfralde tranquilo

Existem muitas dúvidas sobre como fazer um desfralde tranquilo, já que cada criança tem seu ritmo, sua personalidade, e principalmente o seu tempo certo para se livrar das fraldas.

O momento do desfralde pode mesmo ser um desafio.

O desfralde faz parte do desenvolvimento da criança, da sua maturidade, e portanto, é preciso que os pais e cuidadores estejam atentos aos sinais que a criança vai dar.

Fisiologicamente, a partir de 1 ano e meio, a criança já começa a adquirir um maior controle da esfíncter (ou seja, começa a ter a habilidade de fazer xixi ou cocô quando ela desejar).

desfralde

Qual é o momento certo?

Geralmente ele acontece entre 2 e 3 anos, momento em que a criança entende, e é capaz de obedecer alguns comandos simples.

Mas você não deve forçar o desfralde. Mais do que a idade, é preciso observar alguns sinais da criança como por exemplo:

  • A fralda começou a incomodar?
  • Seu filho pede para tirar ou fica puxando a fralda?
  • Ele tem nojo e pede para ser trocado quando faz xixi ou cocô?
  • Ele já pediu alguma vez para ir ao banheiro?

Existe diferença entre o desfralde para meninos e meninas?

Não há uma explicação científica, mas o desfralde costuma ser mais fácil para as meninas, e a incidência de enurese noturna (o xixi na cama) também é maior nos meninos. Provavelmente se deve ao amadurecimento psicológico mais precoce que elas têm em relação aos meninos.

Porém, quando se fala de técnicas de desfrade e sinais que a criança apresenta, não há diferença nenhuma.

Desfralde noturno e desfralde diurno

Sempre sugerimos começar o desfralde pelo dia, já que o desfralde noturno exige uma maior maturidade e preparo neurológico.

Quando a criança frequenta escola, geralmente existe a hora de ir ao banheiro – todas vão juntas, e isso pode ser uma grande ajuda nesse processo.

Em casa, os pais podem, de tempos em tempos, levar a criança ao banheiro.

Para o cocô, algumas crianças têm mais regularidade, e é mais fácil identificar quando ela deve ser levada ao banheiro.

Geralmente o desfralde diurno está completo em 1 a 2 meses, enquanto o desfralde total pode levar 6 meses, ou até mais.

É completamente normal ter escapes, a criança esquecer, e isso deve ser tratado de forma natural, sem broncas, para que, aos poucos, não aconteça mais.

Como começar o desfralde

A primeira coisa, como já falamos, é observar os sinais da criança e entende se ela está preparada ou não para se livrar das fraldas.

É interessante que o desfralde não seja feito se algo de diferente aconteceu – por exemplo a chegada de um irmão ou a troca de uma babá.

Nestes momentos, a criança pode ficar mais sensível, e até mesmo pode deixar escapar as necessidades para chamar a atenção dos pais.

Então se seu filho já está preparado, siga estes passos, e não desista!

  • Apresente o banheiro para a criança. Mostre como se faz, leve seu filho quando você for ao banheiro, para que ele entenda como se faz;
  • Use fraldas que vestem como calcinhas ou cuecas, para ele começar a acostumar com o processo de tirar e colocar a fralda;
  • Se for usar penico, use dentro do banheiro! Se for usar o vaso sanitário, não esqueça do redutor, para a criança não escorregar e ficar com medo de usar o local;
  • Mostre vídeos e fotos de crianças usando o banheiro, de forma lúdica e divertida;
  • Pergunte para seu filho se ele quer ir ao banheiro e elogie quando ele aceitar, isso vai estimular para outros pedidos;
  • Nunca brigue nos escapes que certamente vão acontecer. Entenda que é um momento difícil, uma mudança de hábito para a criança;
  • Faça no verão. No inverno, se a criança se molhar, ela pode ficar mais chateada e atrasar o processo.

Esperamos que estas dicas possam te ajudar a colocar um final muito feliz nessa etapa de tirar a fralda da criança.

Se precisar de ajuda no processo, temos atendimentos para crianças nessa idade. Trabalhamos com o sono, desfralde, desmame, medos para dormir, luta para adormecer, e muitas outras coisas que acontecem nesse período.

Todos os nossos processos de aprendizagem são feitos com carinho. Aqui ninguém vai deixar a criança no berço ou na cama chorando sem ser atendida.

Trabalhamos com persistência e orientação de qualidade. E se você chegou até aqui, é porque o sono ou algum outro processo na sua casa não está como você gostaria certo?

Entendemos que a busca por informações que nos tragam a resposta que precisamos faz toda diferença!

Se você precisa de ajuda, entre em contato com a gente, conte a idade do seu filho e as suas dificuldades!

Se seu filho fez 2 aninhos e mudou também o comportamento de sono, veja esse vídeo!

Faça um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.