Pesquisar
Close this search box.

Como Fazer o Bebê Dormir a Noite Toda

filho acorda 4h da manhã

E que mãe não quer fazer o bebê dormir a noite toda? Primeiramente precisamos definir e ter expectativas reais do que é um bebê dormir a noite toda.

O que esperar? Quando que um bebê atinge maturidade suficiente para realmente o bebê dormir a noite toda?

O que significa o bebê dormir a noite toda

bebê dormir a noite toda

Até os 2 meses dificilmente seu bebê passará mais do que 3 horas sem mamar, ou seja, não é esperado o bebê dormir a noite toda. É um período de adaptação fora do útero e estas mamadas frequentes são muito importantes para o crescimento e desenvolvimento da criança.

Aos 3 e 4 meses, seu bebê pode dormir por 4 ou até mesmo 5 horas sem despertar. Para aqueles que aprendem bem a diferença entre dia e noite e recebem uma alimentação adequada durante o dia, a noite pode sim já ser bem mais tranquila para os pais. Os bebês acordam em média 3 vezes, mas conseguem manter o sono por períodos mais longos.

Dos 4 aos 6 meses o bebê já consegue fazer blocos ainda maiores de sono. Podem ir dormir 20h00 e acordar entre 6h e 7h da manhã com um ou no máximo 2 despertares para amamentação (geralmente perto das 23h00 onde muitas mães optam pela mamada dos sonhos e 04h00). Um bebê que tem este padrão pode ser considerado sim como uma criança que dorme a noite toda.

A partir dos 6 meses, aceitando bem a alimentação sólida, seu bebê já tem condições de dormir por mais horas seguidas (de 8 à 12 horas). Esta é uma fase muito importante para o sono do bebê, onde os hábitos e associações são fortemente percebidos e o sono do bebê pode se tornar um sono tranquilo ou um pesadelo.

O post de hoje é cheio de dicas para que o seu bebê dormir a noite toda e para que a hora de ir para a cama não se torne o pesadelo da família toda.

– A partir dos 4 meses só troque seu bebê de madrugada se for realmente necessário. Use fraldas boas (um investimento que vale a pena!) e se precisar trocar, use poucas luzes, tente não falar muito com a criança para não estimular, use lenços aquecidos ou algodão com água quente para evitar o choque térmico e faça o mais rápido que puder;

– Invista tempo e dedicação no sono diurno, para que seu filho não chegue ao final do dia tão cansado que a possibilidade de relaxar e dormir por mais horas seja remota; Dos 4 aos 6 meses ele precisa de 3 sonecas, onde pelo menos se complete um ciclo de sono em cada uma (de 45 a 50 minutos);

– Divida o dia e a noite com um banho relaxante;

– Faça um ritual de sono repetido e calmo, sempre no mesmo horário;

– Evite os condicionamentos e associações erradas, especialmente a partir dos 3 meses. Tente deixar seu bebê dormir sozinho, indo sonolento para o berço, sem precisar mamar ou ser ninado até adormecer;

– Tire os estímulos do berço como móbiles, bichinhos, brinquedinhos na hora de dormir;

– Deixe as luzes completamente apagadas;

– A partir dos 3 meses conte quanto tempo seu filho fica mamando de madrugada, assim você poderá perceber melhor se ele mama por hábito (para voltar a dormir) ou se tem fome e precisa do leite para o atendimento desta necessidade.

Esperamos que estas dicas ajudem bastante no sono do bebê. Quanto antes os pais tiverem atitudes para ajudar no sono do bebê, menores são as chances de ele ter problemas com o sono. Se você já fez de tudo e mesmo assim não teve sucesso para o seu bebê dormir a noite toda, escreva para mim.

Eu certamente conseguirei te ajudar, assim como já fiz com milhares de famílias.

Minha prioridade é no atendimento, o suporte, a mãe, o tempo de cada uma.

Então me mande uma mensagem no WhatsApp, ou no e-mail, ou deixe um comentário aqui nesse post, e eu terei o maior prazer em avaliar onde está sua dificuldade e qual é a melhor forma de te atender.

Está gostando do conteúdo! Compartilhe!

Categorias

Post Recentes