fbpx

Nosso blog

Inspire-se nas nossas dicas para o seu filho!

Como Fazer o Bebê Dormir a Noite Toda

E que mãe não quer fazer seu filho dormir a noite toda? Primeiramente precisamos definir e ter expectativas reais do que é dormir a noite toda para uma criança. O que esperar? Quando que um bebê atinge maturidade suficiente para realmente dormir a noite toda?

Até os 2 meses dificilmente seu bebê passará mais do que 3 horas sem mamar. É um período de adaptação fora do útero e estas mamadas frequentes são muito importantes para o crescimento e desenvolvimento da criança.

Aos 3 e 4 meses, seu bebê pode dormir por 4 ou até mesmo 5 horas sem despertar. Para aqueles que aprendem bem a diferença entre dia e noite e recebem uma alimentação adequada durante o dia, a noite pode sim já ser bem mais tranquila para os pais. Os bebês acordam em média 3 vezes, mas conseguem manter o sono por períodos mais longos.

Dos 4 aos 6 meses o bebê já consegue fazer blocos ainda maiores de sono. Podem ir dormir 20h00 e acordar entre 6h e 7h da manhã com um ou no máximo 2 despertares para amamentação (geralmente perto das 23h00 onde muitas mães optam pela mamada dos sonhos e 04h00). Um bebê que tem este padrão pode ser considerado sim como uma criança que dorme a noite toda.

A partir dos 6 meses, aceitando bem a alimentação sólida, seu bebê já tem condições de dormir por mais horas seguidas (de 8 à 12 horas). Esta é uma fase muito importante para o sono do bebê, onde os hábitos e associações são fortemente percebidos e o sono do bebê pode se tornar um sono tranquilo ou um pesadelo.

O post de hoje é cheio de dicas para que o sono do seu bebê não se torne o pesadelo da família toda.

– A partir dos 4 meses só troque seu bebê de madrugada se for realmente necessário. Use fraldas boas (um investimento que vale a pena!) e se precisar trocar, use poucas luzes, tente não falar muito com a criança para não estimular, use lenços aquecidos ou algodão com água quente para evitar o choque térmico e faça o mais rápido que puder;

– Invista tempo e dedicação no sono diurno, para que seu filho não chegue ao final do dia tão cansado que a possibilidade de relaxar e dormir por mais horas seja remota; Dos 4 aos 6 meses ele precisa de 3 sonecas, onde pelo menos se complete um ciclo de sono em cada uma (de 45 a 50 minutos);

– Divida o dia e a noite com um banho relaxante;

– Faça um ritual de sono repetido e calmo, sempre no mesmo horário;

– Evite os condicionamentos e associações erradas, especialmente a partir dos 3 meses. Tente deixar seu bebê dormir sozinho, indo sonolento para o berço, sem precisar mamar ou ser ninado até adormecer;

– Tire os estímulos do berço como móbiles, bichinhos, brinquedinhos na hora de dormir;

– Deixe as luzes completamente apagadas;

– A partir dos 3 meses conte quanto tempo seu filho fica mamando de madrugada, assim você poderá perceber melhor se ele mama por hábito (para voltar a dormir) ou se tem fome e precisa do leite para o atendimento desta necessidade.

Esperamos que estas dicas ajudem bastante no sono do bebê. Quanto antes os pais tiverem atitudes para ajudar no sono do bebê, menores são as chances de ele ter problemas com o sono. Se você já fez de tudo e mesmo assim seu bebê não dorme, escreva para a gente. Nossas profissionais são cuidadosamente capacitadas para ensinar seu bebê a dormir, sempre utilizando métodos gentis onde, aos poucos, seu bebê aprende a dormir, evitando o choro e respeitando a idade, perfil e necessidades da família.

Comments

Comments are closed.


Todos os direitos reservados à Maternity Coach. CNPJ 25.462.996/0001-88 • Por FAPNET