fbpx

Como fazer meu filho acordar mais tarde?

O post de hoje é dedicado para os bebês madrugadores… mas será que tem um jeito de fazer uma criança acordar mais tarde?

Muitas vezes sim, mas precisamos alinhar algumas expectativas e entender que essa é uma das questões mais difíceis de trabalhar no sono das crianças.

Isso acontece porque elas são muito reguladas pela luz do sol, então sentem muito sono quando o dia termina, e ao nascer do sol estão prontas para começar um novo dia.

Guia - 10 coisas para melhorar o sono do seu filho

Além disso o sono das crianças é muito leve após 4h da manhã, então mesmo que aparentemente a criança precise dormir mais, a dificuldade é grande.

Mas nem sempre a rotina da casa segue esse ritmo. Muitos pais dormem tarde, e dariam tudo para conseguir mais tempo de sono de manhã.

Então partimos para as tentativas de mexer com os horários – colocar para dormir mais cedo, mais tarde, o que pode até funcionar temporariamente, mas se o padrão da criança for madrugador, será necessária uma mudança no ciclo circadiano dela, para que ela passe a acordar mais tarde permanentemente.

Existem dois reguladores importantes do sono: a pressão homeostática de sono (que aumenta conforme o passar das horas do dia) e o ciclo circadiano (relógio biológico interno, que regula o ritmo do corpo – como a hora de dormir e de acordar).

E qual é o motivo desse ciclo circadiano ser regulado para um despertar tão cedo?

Como falamos, as crianças são muito reguladas pela exposição à luz, então uma simples exposição a iluminação pode causar um despertar precoce.

Note que não é porque a luz entra no quarto que o bebê acorda, mas toda criança tem leves despertares, especialmente após 4h da manhã, e se ela em um destes despertares, receber mesmo que pouquíssima iluminação, seu corpo já pode se reprogramar para acordar mais cedo no dia seguinte.

Também existe uma ressalva importante: não espere que escurecendo o quarto hoje, seu filho já ajuste o ciclo circadiano. Ele precisa de um tempo, então alinhe as expectativas e tenha paciência!

Então como resolver isso para seu bebê acordar mais tarde?

Duas questões para você refletir:

  • Seu filho tem despertares noturnos e precisa de ajuda para voltar a dormir, ou seja, ele tem associações de sono?

Se a resposta for sim, a sugestão é primeiro trabalhar estas associações e estes despertares para depois cuidar do horário que ele acorda.

Quando uma criança tem associações de sono, muitas vezes o despertar precoce acontece só por não ter a habilidade de manter o sono nesse momento que o sono é leve.

Resolver essa questão, já pode automaticamente cuidar da questão da criança acordar muito cedo.

  • Seu filho está dormindo cedo demais?

Uma criança que dorme perto de 18h, pode ter esgotado sua capacidade de sono perto de 4h30 / 5h00 da manhã, pois já está dormindo há várias horas.

Colocar uma criança cedo na cama pode facilitar bastante a entrada no sono dela, mas os pais precisam estar preparados para começar o dia cedo também.

Porém se você já cuidou da hora do sono, da rotina do dia para seu filho acordar mais tarde, e nada funcionou, existe a chance de você ter a necessidade de mudar o ritmo circadiano dele.

E como fazer?

  • Controle fortemente a exposição do seu filho à luz X escuridão. Cuide para que seu filho seja exposto à luz durante o dia e mantenha o quarto dele muito escuro pela manhã;
  • Coloque seu filho para dormir um pouco mais tarde por alguns dias. Isso não quer dizer que é por isso que ele vai acordar mais tarde, mas sim que você irá expor seu filho à luz por mais tempo durante o dia, juntamente com a escuridão de manhã, e isso pode reprogramar o ciclo circadiano dele;
  • Não espere que o bebê mude o ciclo circadiano antes de 5 dias, então neste período, pode ser que ele durma mais tarde, e continue acordando um pouco cedo. Se isso acontecer, você pode atender seu bebê, mas tente não levá-lo para a luz – mantenha-o no ambiente escuro;
  • Deixe que seu filho tire cochilos um pouco mais longos nestes dias, pensando que ele deve dormir um pouco mais tarde, e pode continuar acordando cedo por alguns dias. Isso fará uma compensação nas horas de sono;
  • Depois destes 5 dias, comece a adiantar um pouco a hora dele adormecer novamente, e observe o comportamento de manhã.

Nós sabemos que essa não é uma missão fácil de fazer, mas esperamos que as informações te ajude a ter algum tempo maior de sono pela manhã.

Se precisar de ajuda no processo, ficaremos felizes em te acompanhar!

Mesmo as crianças que dormem bem, podem ter dificuldade com essa hora de acordar, e temos atendimentos para todas as dificuldades de sono das crianças (as grandes e as menores).

Mande para a gente a idade do seu filho e se você se identificou com estas dificuldades!

Visite nossas redes sociais ou nos escreva no Maternitycoach@maternitycoach.com.br e saberemos a melhor forma de te acompanhar nessa jornada.

4 respostas

  1. Meu bebê acordava às 5… agora começou a acordar 4:00-4:30.. ele vai dormir as 19:00.. nao pq eu quero.. mas pq simplesmente se eu extender ele encosta e dorme não interessa onde. Sem banho, sem mamar.. desde que nasceu que é assim… ele tem 7 meses

    1. Oi Juliana, como vai?
      É preciso avaliar todo o dia do seu bebê. O horário de acordar tem ligação com rotina (alimentar e de soneca), estímulos, ambiente de sono, etc. Vamos te enviar um email para entender melhor sua situação e saber a melhor forma de te ajudar.
      Um abraço,

Faça um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.