fbpx

Nosso blog

Inspire-se nas nossas dicas para o seu filho!

Como ensinar meu filho a fazer as sonecas no berço

Soneca no berço

Temos centenas de exemplos de mães exaustas que nos procuram porque as crianças não fazem as sonecas no berço, mas só no colo. Então a mãe não consegue fazer nada. Porque precisa cuidar do bebê enquanto ele está acordado e durante a soneca precisa ficar com ele no colo.

Já falamos aqui sobre a quantidade de sono que é esperado para o bebê dormir durante o dia.  Então é importante ter essa informação para ter expectativas reais do que seu filho é capaz de fazer, para evitar frustrações.

A soneca é bem diferente do sono noturno, é um sono muito mais leve, e existe uma chance grande do bebê acordar na transferência do colo para o berço. Mesmo no caso da pessoa conseguir fazer isso, geralmente quando o bebê dorme no colo e é colocado no berço, a soneca é de 30 a 40 minutos no máximo.

Então o que fazer?

  1. Tenha um ambiente de sono favorável para a soneca. Escureça o quarto, preste atenção na temperatura (o calor e o frio prejudicam demais o sono!), use um ruído para abafar os sons externos e cuide dos barulhos da casa. Não precisa deixar tudo muito quieto, mas é importante respeitar o momento do sono da criança.
  2. Faça um ritual para a soneca: esse ritual pode ter de 10 a 15 minutos e você pode incluir fechar as cortinas, fazer uma troca de fralda, cantar uma canção, ficar um pouco com o bebê no colo e depois colocá-lo no berço.
  3. A mais importante de todas as dicas – coloque seu filho no berço ainda acordado! Você pode começar um processo de colocar bastante sonolento e depois diminuir aos poucos a quantidade de colo. Não é necessário sair de perto da criança. Ajude com carinho e conforto, mas insista que o sono inicie no berço. Você não precisa (não deve!) deixar chorar. Se seu filho chorar, pegue, conforte e coloque de novo no berço.

A consistência e a persistência são muito mais importantes do que a técnica que você decidir usar. Fique firme e siga uma estratégia.

Alguns pontos são muito importantes para você ter sucesso:

  • Tente por 30 minutos. Se não der certo, faça o bebê dormir no colo e tente de novo na próxima soneca;
  • Faça seu treinamento de dia depois que seu filho souber dormir sozinho durante a noite;
  • No início do processo, a soneca pode ser curta, de 20 a 30 minutos. Não se preocupe que aos poucos seu filho começará a aumentar o tempo de sono;
  • Não é um processo rápido. Muitas vezes demora 3 ou 4 vezes mais tempo do que ajustar um sono noturno;
  • Evite que seu filho faça cochilos rápidos durante o dia. Siga uma rotina e coloque-o para dormir nos horários corretos.

Estas dicas servem para muitos bebês, porém sabemos que muitas vezes os pais e cuidadores precisam de uma orientação maior. Esse é o nosso trabalho. Temos diversos tipos de atendimento individuais onde damos o suporte e todas as informações necessárias para que os pais consigam ensinar bons hábitos de sono para as crianças e consequentemente melhorar a qualidade de vida de toda família.

Tem alguma dúvida? Comente!

Faça um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


Todos os direitos reservados à Maternity Coach. CNPJ 25.462.996/0001-88 • Por FAPNET